Municípios de todo o país ainda podem solicitar o recebimento de equipamentos odontológicos em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Saúde Bucal- Brasil Sorridente, teve o prazo prorrogado para a próxima segunda-feira (21/4). O objetivo é substituir os equipamentos antigos e modernizar o parque tecnológico do SUS.

Foram investidos R$ 22 milhões para a aquisição de 15.134 equipamentos, sendo:

  • Motor reciprocante para endodontia (2.636 unidades);
  • Equipo odontológico tipo cart (71 unidades);
  • Localizador apical (2.636 unidades);
  • Aparelho de raio-X odontológico (2.058 unidades);
  • Bomba à vácuo (7.733 unidades).

 

inscrever – Todo o processo é online e os pedidos devem ser feitos pelo e-Gestor. Para manifestar interesse na aquisição, basta acessá-lo com login e senha e seguir o passo a passo da página “Equipamentos APS”.

Todos os municípios podem participar do processo. É necessário, no entanto, que o ente federado tenha pelo menos uma equipe de Saúde de Saúde Bucal ( eSB) credenciada atuando na atenção primária e/ou que conte com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ou um Serviço de Especialidade em Súde Bucal (Sesb),homologados no território.

Não há limite para a quantidade de equipamentos que cada município pode solicitar.Os pleitos serão atendidos conforme disponibilidade e a vulnerabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail cosab@saude.gov.br ou pelo telefone (31) 3315-9145.