Eventos culturais e educativos marcarão as comemorações do  centenário do estilo Art Déco em Goiânia. A abertura da campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos” foi realizada, nesta segunda-feira (28/4), pela prefeitura de Goiânia no prédio da antiga Estação Ferroviária de Goiânia. O local é um dos ícones do estilo arquitetônico, que teve início há 100 anos com a Exposição Internacional de Arte Decorativa, em Paris, na França.

“Goiânia é referência em Art Déco no Brasil e no mundo e vamos nos unir para preservar esse patrimônio que orgulha os goianienses”, afirmou o prefeito Sandro Mabel que destacou  a importância da revitalização do Centro. “Queremos um Centro pujante, com pessoas, comércio, restaurantes. Um corredor importante que começa no Jóquei Clube, desce a Goiás, passa pela Região da 44 e vai até a Pecuária. O projeto será feito junto com a iniciativa privada e nesses próximos anos,  teremos um bairro importante, bem a cara de Goiânia e dos goianienses”, assinalou.

A campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos” chama a atenção para esse que um dos estilos arquitetônicos e artísticos mais marcantes do século XX. Mais do que um movimento estético, o Art Déco se tornou parte da identidade urbana da capital goiana, moldando sua paisagem, cultura e história.

O arquiteto e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Wolney Unes, estudioso desse estilo, lembra que o acervo Art Déco da capital goiana foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003. “É uma distinção receber essa declaração de patrimônio nacional. Goiânia tem preservado essa riqueza, mas pode fazer mais”, apontou Unes, que é autor do livro Identidade Art Déco de Goiânia, lançado em 2001 pela Editora UFG.

Para o professor, a campanha que será lançada pela Prefeitura de Goiânia chama a atenção para essa riqueza arquitetônica e cultural da capital. “Também será uma oportunidade para movimentar o cenário cultural goianiense e esperamos que esse patrimônio possa ser usado para fomentar o turismo”, acrescentou Unes.

Membro do Comitê de Art Déco de Goiânia, lançado também nesta segunda-feira. , o ex-deputado federal Barbosa Neto avalia que a iniciativa vem ao encontro da história de Goiânia e de sua identidade histórica, com o estilo arquitetônico que a capital adotou. “O prefeito Sandro Mabel demonstra a intenção de defender e, principalmente, de celebrar nossa identidade histórica quando celebra os 100 anos de Art Déco no mundo”, disse. Para ele, o tema é mais do que cultura, diz respeito também a turismo, desenvolvimento urbano e econômico. “Entendo que isso faz com que Goiânia retome o protagonismo que sempre teve através das pessoas que aqui vivem”.

“Preservar o patrimônio histórico é preservar a memória e a dignidade de um povo, a dignidade de quem construiu o patrimônio. Por isso, a iniciativa de realizar a campanha 100 anos de Art Déco em Goiânia, é mais um ato de generosidade com Goiânia”, avaliou a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima.

O jornalista e escritor Iuri Rincon Godinho acredita que a comemoração dos 100 anos do movimento Art Déco vai elevar o patamar dos monumentos de Goiânia, no sentido de que muitos mais prédios e equipamentos nesse estilo serão redescobertos. “Quando se fala em Art Déco de Goiânia, pensa no relógio da Avenida Goiás, do Palácio das Esmeraldas, no Grande Hotel, no Teatro Goiânia. E nós vamos mostrar, principalmente com a caixa que estamos produzindo, a caixa dos 100 anos Art Déco, que nós temos muitos outros monumentos”, afirmou, citando uma casa na Rua 6, no Centro, e a igreja do Colégio Santa Clara.

Destaques do patrimônio – Com uma das maiores concentrações de arquitetura Art Déco do Brasil, Goiânia se destaca por preservar verdadeiros ícones desse estilo, como o Teatro Goiânia, a Antiga Estação Ferroviária, o Coreto da Praça Cívica, o Relógio da Avenida Goiás e o Palácio das Esmeraldas, todos testemunhos vivos de uma cidade moderna, elegante e visionária.

A campanha tem como objetivo valorizar esse legado, promover a preservação da memória urbana e incentivar o envolvimento da população por meio de ações culturais, educativas e turísticas que se estendem até o aniversário da cidade.

A programação da campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos” terá concurso de fotografia e redação, debates sobre a importância desse estilo arquitetônico, lançamento da construção do novo prédio do TJ-GO, projetado em estilo Art Déco, roteiro turístico guiado, entre outras ações. O encerramento será no aniversário de Goiânia, no dia 24 de outubro.