Nesta quarta-feira (30), das 8h às 16h, o Órion Business & Health Complex recebe o ônibus do Hemocentro de Goiás para doações de sangue e cadastro para doadores de medula óssea. Ele ficará estacionado na entrada do empreendimento pela Avenida Portugal, no Setor Marista. “A correria do dia a dia muitas vezes impede que possíveis doadores possam tirar um tempo para ir ao banco de sangue, trazendo a unidade móvel facilita e aqui temos cerca de duas mil pessoas trabalhando e outras seis mil que circulam diariamente pelo empreendimento”, destaca o síndico do complexo, Leopoldo Gouthier.
Estar em boas condições de saúde é um dos pontos básicos para doar sangue. Além disso, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento com foto emitido por órgão oficial. Quem quiser pode agendar sua doação pelo contato (62) 98482-6481, mas também serão atendidas pessoas sem agendamento.
A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, sempre faz apelos para as doações de sangue. A falta de doadores afeta os estoque de sangue, em especial tipos negativos A-, B-, O-, AB- e AB+. O déficit nas doações gera impacto significativo nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede em todo o estado. Os alertas do Hemocentro tem como objetivo garantir a manutenção do estoque de sangue para dar continuidade ao atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leave A Comment