O ponto facultativo na sexta-feira (2/5), provoca atendimento especial nas repartições públicas cabendo a cada órgão definir seu funcionamento.Em alguns casos, pode haver ponto facultativo, onde o governo estabelece que os servidores não precisam trabalhar, mas a decisão de funcionamento ou não cabe a cada órgão público.Em geral, os órgãos públicos não funcionam durante os feriados, e os servidores públicos não têm expediente.

Há exceções para serviços essenciais que não podem ser paralisados, como hospitais, delegacias e serviços de emergência.O governo federal também decretou que o dia 2 de maio será ponto facultativo nas unidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional localizadas em estados, no Distrito Federal ou em municípios que também decretarem ponto facultativo nessa data. No caso do setor privado, como não é feriado, as empresas não são obrigadas a liberar seus empregados.

A data º de maio 1entrou para a história após uma greve operária nos Estados Unidos durante a revolução industrial, reivindicando jornada de 8 horas por dia e melhores condições de trabalho.

Confira como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal durante o feriado do Dia do Trabalho (1º/5) e ponto facultativo na sexta-feira (2/5) em Goiânia:

Saúde

Toda a rede de urgência e emergência permanecerá com atendimento 24h para crianças e adultos: Cais Campinas, Vila Nova, Finsocial, Amendoeiras, Bairro Goiá e Cândida de Morais; Upas Noroeste, Itaipu, Jardim América, Novo Mundo e Chácara do Governador; e Ciams Urias Magalhães.

Os serviços de vacinação ocorrerão em três unidades: Centro Municipal de Vacinação, na Upa Jardim América e no CIAMS Urias Magalhães, das 8h às 17h.

As consultas ambulatoriais retornarão à normalidade na segunda-feira (5/5).

A Vigilância em Zoonoses atuará no recolhimento de animais que transmitem doenças a humanos (como macacos e morcegos) e pode ser acionada pelo telefone (62) 99152-2545.

Atende Fácil

As unidades do Atende Fácil encerram as atividades na quarta-feira (30/4) e permanecerão fechadas na quinta-feira (1º/5), sexta-feira (2/5) e sábado (3/5). O atendimento será retomado na segunda-feira (5/5).

Trânsito

As equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) atuarão em regime de escala para manter a fiscalização, o atendimento e o controle viário, conforme a demanda.

Assistência Social

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizará buscas ativas 24 horas pelas ruas de Goiânia. Contato: (62) 9208-5086.

Casa de Acolhida Cidadã I — acolhimento para homens em situação de rua: (62) 9207-7758.

Casa de Acolhida Cidadã II — acolhimento para mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social: (62) 9207-8306.

Fiscalização Ambiental

O atendimento será feito por meio de plantão, com recebimento de denúncias ambientais pelos telefones: 161, (62) 3524-2121, 3524-2125 e 3524-2115.

Guarda Civil Metropolitana

A Guarda funcionará normalmente. Em caso de necessidade, a população pode acionar a GCM pelo telefone 153.

Lazer

O Parque Mutirama permanece fechado.

 O Zoológico de Goiânia funcionará normalmente, de quarta a domingo das 8h30 às 17h com venda de ingressos até às 16h.

Comurg

A Companhia de Urbanização de Goiânia manterá as operações essenciais de limpeza urbana, incluindo varrição, roçagem, remoção, ajardinamento e atendimento nos viveiros, além de equipes 24h para poda preventiva e remoção de árvores caídas em vias públicas. Os serviços podem ser solicitados pelo aplicativo Prefeitura 24h ou pelo WhatsApp da Comurg: (62) 9 9855-8555