A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, esteve em Anicuns nesta terça-feira (29/4) para abrir mais uma etapa itinerante do programa que é considerado a maior iniciativa do gênero no país. A estrutura foi montada no Setor Santa Lúcia, onde oferece uma série de serviços gratuitos à população. “O Goiás Social nasceu com esse propósito: chegar onde o povo está, olhar no olho e atender com dignidade. A gente chega junto para cuidar de quem mais precisa”, afirmou Gracinha. Os estandes permanecem abertos até o meio-dia desta quarta-feira (30/4).

 

Gracinha participou da entrega de mais de 120 cartões dos programas Mães de Goiás, Dignidade e Goiás Por Elas. “São ações que garantem comida na mesa, dignidade, independência e proteção para as mulheres. Tudo isso com muito respeito e carinho, porque esse é o jeito do Goiás Social: com presença, com cuidado”, disse ela. Além dos cartões, foram entregues certificados de cursos profissionalizantes e bolsas de qualificação, além de Crédito Social a para implementação de pequenos negócios.

 

O prefeito de Anicuns, Paulo José do Nascimento, o Paulinho do Barreirão, agradeceu a presença do Governo de Goiás no município. “É uma alegria receber essa estrutura tão grande, com tantos serviços. Só temos a agradecer essa parceria que traz resultados concretos para a nossa população”, destacou.

 

Ao fim do seu discurso, Gracinha foi homenageada pela Câmara Municipal de Anicuns com a Comenda Boi de Ouro, a mais alta honraria concedida pelo município. “Receber essa comenda, aprovada por unanimidade, não me traz vaidade, mas aumenta ainda mais a minha responsabilidade com Anicuns e toda essa região. Quando a gente recebe uma homenagem não ganha só o título, a gente ganha uma missão. E missão a gente assume com humildade e trabalho”, comentou.

 

Ajuda – Moradora de Anicuns, a dona de casa Jakeline Teixeira, de 29 anos, foi uma das pessoas contempladas com benefícios sociais. Desempregada e mãe de três filhos, ela recebeu o cartão Mães de Goiás. “Ajuda muito. Além de comprar fraldas e alimentação, é um dinheiro que entra e faz diferença na vida da gente”, contou ela, que também aproveitou o evento para buscar outros itens, como fraldas para o bebê. “O governo está olhando para a gente e isso é muito bom. Ação que estávamos precisando”, completou.

 

Parceiros – A ação do Goiás Social em Anicuns tem a parceria de várias secretarias e órgãos: Desenvolvimento Social (Seds); Retomada; Educação (Seduc); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Esporte e Lazer (Seel); Saúde (SES); GoiásFomento; Habitação (Agehab); Regulação (AGR); OVG; Bombeiros; polícias Militar e Civil; Emater; Vapt-Vupt; Iquego; Saneago; Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), Tribunal de Justiça (TJGO); Defensoria Pública; e Prefeitura Municipal.

 

Entre os serviços oferecidos estão emissão de carteira de identidade, renegociação de débitos, inscrições para cursos educacionais e profissionalizantes, orientações sobre programas sociais e habitacionais, exames de saúde e distribuição de itens de saúde e higiene, como fraldas, leite especial, cadeiras de rodas e kits de enxoval. Todos os benefícios são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.