A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, disponibiliza três pontos de vacinação contra Influenza para a população da capital durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, de 1º a 4/5. A imunização será oferecida no Centro Municipal de Vacinação (CMV), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América e no Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (CIAMS) do Novo Horizonte.

O médico e titular da SMS, Luiz Pellizzer, alerta a população sobre a importância da vacinação para a prevenção de casos graves e óbitos por Influenza. “A rede municipal de urgência e emergência de Goiânia atende em média 1,3 mil pacientes semanalmente com sintomas gripais. A vacinação é a melhor ferramenta que temos para prevenir a hospitalização por complicações causadas pela Influenza, como pneumonia e o agravamento de doenças crônicas, além de evitar mortes pela doença”, aponta o secretário.

“Por isso, pedimos à população que faz parte do público-alvo da campanha, que não deixe de comparecer à unidade de saúde para recebimento do imunizante”, afirmou Luiz Pellizzer. “Todas as 44 salas de vacinação abertas no município estão abastecidas com a vacina contra gripe, mas temos 14 unidades de referência para a campanha, que funcionam em horário estendido e estão preparadas para receber maior demanda durante toda a semana”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo.

A imunização contra Influenza está disponível para crianças acima de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos a partir dos 60 anos, professores, profissionais de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e população carcerária.

SRAG – A SMS, realizou a aplicação de 78.132 doses da vacina contra Influenza nas três primeiras semanas da campanha de imunização contra a doença. De acordo com boletim da Fiocruz que monitora a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, o cenário em Goiânia é de alerta, mas com tendência de estabilização. A capital registrou neste ano 446 casos de SRAG, sendo 33 deles causados pelo vírus da Influenza.

A recomendação da SMS é de que a população mantenha hábitos capazes de evitar a transmissão de doenças respiratórias como: cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, usar máscara de proteção facial quando os sintomas gripais forem persistentes, higienizar as mãos com frequência e evitar aglomerações sempre que possível.