A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), iniciou o mapeamento e a avaliação das árvores entorno do Parque Areião como etapa preparatória para a implantação da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) na região. O projeto é uma das estratégias para combater os efeitos da crise climática, a partir da reestruturação das áreas mais vulneráveis da cidade por meio de intervenções ecológicas e sustentáveis.
Segundo o gerente de Educação, Política e Pesquisa Ambiental da Amma e gestor do projeto, Pedro Baima, as ZDS trabalharão as microbacias com soluções baseadas na própria natureza e que passam por calçadas permeáveis, jardins de chuva, valas, caixas e trincheiras de infiltração. “O modus operandi é a aplicação das estruturas em efeito cascata observando a declividade dos terrenos”, explicou.
Ainda segundo Baima, as ZDS serão desenvolvidas em parceria com empresas que buscam o Selo Verde de Sustentabilidade, uma certificação que reconhece empresas, produtos e serviços que atendem a critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. “Para o Parque Areião, por exemplo, teremos parceria com o Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia), por meio da qual as empresas filiadas vão financiar e dar manutenção nas estruturas em troca do Selo”, pontuou.
Enquadramento no programa nacional – A implantação da ZDS faz parte da etapa de mitigação do Programa Cidades Verdes Resilientes, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do qual Goiânia participa. O programa visa apoiar municípios na construção de políticas públicas para combater a crise climática por meio de ações integradas e sustentáveis.
Leave A Comment