O Projeto Música no Bosque faz, nesta sexta-feira, dia 9, uma homenagem as mães goianas com um show musical do cantor Marcelo Barra, no Bosque dos Buritis. Além do show, o evento conta também com uma feirinha de artesanato com exposição de artistas locais.
Nascido em 1959, em Goiânia, Marcelo Barra vem de família musical, começando a tocar cavaquinho aos nove anos de idade e violão, aos doze. Em 1976, com apenas 16 anos, o artista venceu o festival escolar Comunicasom, interpretando a canção Araguaia, escrita pelo irmão Rinaldo Barra. No ano seguinte, a cantora Fafá de Belém gravou a composição no disco Água, tornando-a conhecida em todo o Brasil.
O Dias Das Mães é comemorado no Brasil no segundo domingo do mês de Maio. A festividade surgiu nos Estados Unidos, com a iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir amortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Ward Howe publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.
Em 1981, Marcelo Barra lançou o disco de estreia, Coisas Tão Nossas, junto com o maestro e compositor José Eduardo Morais, repetindo a parceria dois anos depois, no LP Recado. Ainda na primeira metade da década 1980, Marcelo Barra lançou dois compactos importantes. O primeiro com a sua gravação para a canção Araguaia e o segundo, com a música Cora Coralina, em homenagem à famosa poetisa goiana, que ganhou até videoclipe no programa Fantástico, em 1984.
Com quase 50 anos de carreira, Marcelo Barra tem mais de 20 lançamentos no currículo, entre álbuns cheios, compactos e até um DVD. Ganhador de diversos festivais de música, o artista já tocou em vários estados brasileiros, em países como Estados Unidos e Portugal e no território de Hong Kong, sempre falando em suas letras sobre as belezas naturais, o povo e a cultura goiana.
Leave A Comment