A Pecuária de Goiânia começa amanhã (15/05) e a festa, uma das mais tradicionais do nosso estado, deve receber cerca de 117 mil turistas entre os dias 15 e 25 de maio, segundo estimativas da Goiás Turismo. Boa parte desses visitantes tem outro destino certo na nossa capital, a Região da 44. Segundo estimativas da Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44) o fluxo de turistas de compras no polo confeccionista e de moda deve ter um aumento médio de 10% nos dias antes e durante a realização do mega evento. São visitantes, que buscam não só as lojas da 44, como também a rede hoteleira da região, que conta com mais de cinco mil leitos.

“Não só a Pecuária de Goiânia, mas as festas agropecuárias do interior que ocorrem entre abril e junho, como Rio Verde, Edeia, Morrinhos, Jataí, Campos Belos, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia e outras, também impactam positivamente no nosso polo. Um dos segmentos que se beneficiam com essas festas é o da moda country, que fica em alta nessa época. Mas outros segmentos da moda também se beneficiam, pois quem vem à 44, quer aproveitar os preços baixo e a enorme variedade. E  também a nossa rede hoteleira, que também recebe muita gente vindo do interior e de estados próximos durante a Pecuária”, explica Sérgio Naves, presidente da AER44.

“Mesmo com a mudança de perfil da festa neste ano, que será mais popular com entrada gratuita, esperamos um aumento de 10% na nossa ocupação neste período de sua realização”, afirma Galileu Pereira, gerente do Mega Moda Hotel, o maior na Região da 44. Ele também cita um aumento ainda maior no fluxo de pessoas que devem passar pelas lojas dos shoppings Mega Moda e Mega Moda Parque, que também fazem parte do Grupo Mega Moda. “Nas lojas dos shoppings, em média, nós registramos um aumento de até 30% no fluxo de visitantes, na comparação com dias normais”, salienta.

Outro que espera um aumento significativo no número de turistas de compras que devem passar pelo polo de moda é Lauro Naves, gerente do Shopping 44 e do Hotel 44. “Assim como acontece com a festa de Trindade, a Pecuária é outro grande evento do nosso estado que repercute muito positivamente na nossa Região. Recebemos aquele turista que vem fazer compras de varejo e que também se hospeda na nossa região para ir à festa. A ocupação no nosso hotel, por exemplo, chega a aumentar em 20% nessa época de Pecuária”, revela Lauro.

Moda country – O gerente também explica que o segmento de moda country ganha força na Região da 44, não só por causa da Pecuária de Goiânia, mas também pelas festas agropecuárias de outras cidades do estado, que ocorreram entre os meses de abril e maio. “Recentemente, nós alugamos uma loja para um empresário vindo de Barretos [cidade do interior paulista, conhecida pela cultura de festas de rodeio], isso é um indicativo de como o mercado da moda country é forte aqui em Goiás”, pontua Lauro Naves.

Dono da marca Raça Rodeio, que há cinco anos tem uma loja na Região da 44, o empresário Pedro Braudes já se prepara para um bom movimento durante os dias de Pecuária, em Goiânia. Ele, inclusive, espera um aumento de 20% a 30% nas vendas justamente com a mudança de perfil da festa, que este ano, não irá cobrar ingresso. “Isso pra gente foi bom, porque há uma expectativa desse cliente nosso gastar um pouco mais no figurino, já que a pessoa não precisa pagar por um ingresso. A tendência é a pessoa gastar mais com outros itens, como alimentação na festa, e claro, no e vestuário”, pontua o empresário.