A  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, iniciou nesta semana, um cronograma especial de vacinação diante do aumento dos casos e das internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). De forma itinerante, as equipes da secretaria aplicarão as vacinas do calendário adulto nos principais terminais de transporte coletivo da cidade, além de praças e parques.

A baixa adesão à vacina contra a influenza em Goiás acende um alerta para o risco de agravamento da doença e impacto direto nos atendimentos hospitalares. No Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde construída e mantida pela prefeitura e gerida pelo Einstein, já há um registro de internações que poderiam ter sido evitadas com a imunização.

No HMAP, um levantamento feito pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia mostra que, nos últimos seis meses, 23 moradores de Aparecida de Goiânia foram internados com diagnóstico de influenza. Entre eles, 14 (60%) fazem parte do público prioritário com recomendação formal para a vacinação. No entanto, apenas um havia tomado a dose da vacina, conforme verificação no sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, apenas 20,21% das pessoas dos grupos prioritários – crianças menores de seis anos, grávidas, puérperas e idosos com mais de 60 anos – receberam a vacina contra a gripe em 2025. No ano passado, a cobertura vacinal foi de 48%, número ainda distante da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A baixa adesão já traz reflexos nos serviços de saúde.

A estratégia adotada por Aparecida, visa facilitar o acesso da população à imunização, principalmente dos usuários do transporte público, contribuindo para a contenção do avanço das síndromes respiratórias. As ações itinerantes seguem até o próximo dia 23, sempre no horário das 17h às 21h. Um trailer da SMS estará nos locais abaixo para aplicação da vacina contra a gripe e também os demais imunizantes do calendário nacional.

“As vacinas salvam vidas e são uma ferramenta essencial para proteger a saúde da nossa população. Por isso, estamos levando a imunização para onde as pessoas estão, garantindo mais acesso, comodidade e cuidado com quem mais precisa”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.

Confira abaixo as datas, locais e horários da vacinação:

• 15/05 (quinta-feira): Terminal Cruzeiro / Parque da Família
• 16/05 (sexta-feira): Terminal Cruzeiro / Parque Lafaiete
• 19/05 (segunda-feira): Terminal Garavelo / Parque da Criança
• 20/05 (terça-feira): Terminal Garavelo / Terminal Vila Brasília
• 21/05 (quarta-feira): Terminal Vila Brasília / Terminal Veiga Jardim
• 22/05 (quinta-feira): Terminal Veiga Jardim / Terminal Cruzeiro
• 23/05 (sexta-feira): Terminal Cruzeiro / Terminal Garavelo

Neste primeiro dia de vacinação no Terminal Cruzeiro, as enfermeiras Isabel e Elis Ana e as técnicas de enfermagem Laiza e Bruna estão imunizando as pessoas num trailer climatizado estacionado no bloco H. Elas fazem a triagem, dão orientações e vacinam as pessoas.

O primeiro vacinado no trailer foi o senhor Adalgiso Mourão dos Santos, morador do bairro Cidade Vera Cruz 2 há 32 anos. Consciente da importância da proteção, ele contou que viu o trailer e aproveitou a oportunidade: “Eu e minha mulher tomamos a vacina da gripe todo ano e todas que for preciso. Ainda mais num terminal, é bom demais, não perco tempo”.

Vacinação infantil nas UBSs e na Central

A SMS reforça a importância da vacinação de toda a comunidade e, especialmente neste momento, da imunização contra a gripe para os grupos prioritários: idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde e educação. As crianças seguem sendo vacinadas normalmente nas Unidades Básicas de Saúde e na Central de Imunização.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, o cartão de vacinação.