De 21 a 23 de maio de 2025, a atividade cultural desenho e dança passará pelas cidades de Flores de Goiás, São Domingos e Cavalcante, no norte do Estado de Goiás, com uma série de ações formativas e artísticas voltadas para crianças, professores e gestores de escolas públicas da região.
A iniciativa faz parte do projeto “Desenhança Circula” realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Idealizada pelo artista-docente Eros Nedu, a proposta contempla uma performance seguida de oficina de desenho e dança, intitulada “Deseindança”, e deve alcançar cerca de 350 crianças em quatro instituições públicas de ensino da região, promovendo experiências sensoriais, lúdicas e interdisciplinares por meio da arte.
O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2022 a partir da parceria entre Eros Nedu e Alex Rosa, estudante e professore do Curso de Licenciatura em Dança da FEFD-UFG, respectivamente.
Com um formato híbrido, a atividade é estruturada em cinco momentos que combinam aquecimento dançado, técnicas de deslize sobre papel com gizes de cera e fitas de ginástica, improvisação e relaxamento somático, finalizando com uma roda de conversa. “Pensamos em criar uma ação artística que envolvesse o público presente e que pudesse ser compartilhada com todas as pessoas, estimulando a livre expressão corporal e o desejo de brincar, resgatando a criança que vive em cada um de nós”, explica Eros. “O encontro com as pessoas que participaram tem sido muito feliz e transformador”, complementa.
A oficina é adaptável para todas as idades e atende também pessoas com deficiência, valorizando a diversidade de corpos e expressões. Todas as atividades contam com intérprete de LIBRAS, com acessibilidade para pessoas surdas ou com baixa audição.
Além da circulação pela região da Chapada dos Veadeiros e Parque Estadual de Terra Ronca, o projeto prevê ações de contrapartida em Goiânia e Aparecida de Goiânia em junho, que serão abertas ao público, promovendo o acesso democrático à arte e a formação artística sensível.
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