A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu oficialmente que, a partir de agora, o Brasil é zona livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio ocorreu durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia dos Delegados Nacionais, em Paris, na França.
Entre os estados brasileiros que contribuíram decisivamente para essa conquista, Goiás se destaca pela excelência em vigilância sanitária e pela robustez de seu sistema de defesa agropecuária, reforçando sua posição de liderança no setor.
Ao comemorar a conquista, o governador Ronaldo Caiado ressalta o trabalho de parceria entre governo do Estado, entidades do setor e pecuaristas para alcançar o resultado positivo.
“É um momento histórico para Goiás. Já tínhamos o reconhecimento nacional, mas esse reconhecimento internacional agora coloca a produção goiana em outro nível de excelência. É Goiás mais uma vez na linha de frente. Vamos manter o forte trabalho de orientação e fiscalização para manter o status e aprimorar cada vez mais nossa produção”, afirma ele.
De acordo com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, que acompanhou o anúncio do Brasil, a certificação consolida o trabalho técnico e estratégico realizado ao longo dos últimos anos no estado e insere Goiás no seleto grupo de regiões aptas a exportar produtos de origem animal para os mercados mais exigentes do mundo, como Japão e União Europeia.
Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, afirmou que o novo status sanitário é uma grande vitória, resultado de muito esforço de todos os elos da cadeia produtiva. “O novo status sanitário do país abrirá portas para novos mercados de exportação da carne brasileira — incluindo destinos com exigências sanitárias mais rigorosas”, disse.
Leave A Comment