A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, lança nesta segunda-feira (2/6) a 17ª edição da Campanha Pipa Sem Cerol, com o tema “Diversão com segurança, para todos! Voe livre, voe consciente!”. A campanha visa conscientizar sobre os perigos do uso de cerol e outras linhas cortantes, que colocam em risco a vida de pedestres, motociclistas e danificam a rede elétrica. As ações ocorrerão até agosto, com atividades educativas e operações de fiscalização.
Desde sua criação, a campanha tem contribuído para a redução de mortes relacionadas ao uso de cerol em Goiânia. A iniciativa conta com apoio de diversas instituições, como Equatorial Goiás, Detran-GO, Corpo de Bombeiros, SME e ONGs.
O cerol é uma mistura de cola com vidro moído ou limalha de ferro. Normalmente, ele é usado para cortar a linha da pipa do adversário. Porém, uma linha com cerol pode causar acidente graves, inclusive a morte, caso o corte seja no pescoço.
O comércio do cerol e da linha chilena são fiscalizados pelo Procon. Segundo uma portaria do órgão, a multa mínima pela venda dos produtos é de R$ 2 mil para microempresas, e de R$ 20 mil para empresas maiores.
O uso de cerol na linha de pipa também pode ser punido com base no artigo 132 do Código Penal. O trecho trata do crime de “expor a vida ou a saúde de alguém a perigo direto e iminente”. Neste caso, é preciso que haja denúncia ou flagrante, além da análise química do material usado na pipa.
Para uma atividade saudável observe algumas regras:
Evitar soltar pipas em dias de chuva ou relâmpagos.
Não soltar perto de fios elétricos, telefônicos ou de antenas.
Utilizar luvas para proteger as mãos da linha.
Ter cuidado com ciclistas e motociclistas, pois a linha pode ser perigosa.
Observe os locais para a segurança dos praticantes da atividade:
Soltar em locais abertos, como praças, parques ou campos de futebol.
Evitar locais próximos à rede elétrica.
Não soltar pipas em lajes ou telhados.
Ter atenção com ruas e lugares movimentados.
Leave A Comment