A segurança pública de Goiás conta com dois novos mecanismos para garantir a paz nos estádios e incentivar boas práticas de policiamento nos arredores de praças esportivas em dias de eventos. Durante o 1º Seminário sobre Torcidas Organizadas e Prevenção à Violência Dentro e Fora dos Estádios, aberto nesta terça-feira (3/6) na sede da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-GO), em Goiânia, foram apresentados ao público o aplicativo “Coliseu” e o recém-lançado “Manual de Policiamento em Eventos da Polícia Militar de Goiás (PMGO)”.

O aplicativo Coliseu permitirá a digitalização do cadastro de pessoas, incluindo fotos e dados essenciais, e facilitará o acesso de torcedoras e torcedores a eventos por meio de links e QR Code. Além disso, com a ferramenta tecnológica, o controle sobre punições e restrições será mais eficaz, uma vez que o sistema analisará em tempo real as informações, permitindo ao Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe) atuar na prevenção de possíveis comportamentos criminosos. “O futebol é a paixão nacional, move multidões e queremos que as famílias voltem aos estádios. É um trabalho árduo, todas as polícias no país enfrentam isso, mas seguiremos buscando soluções e novas metodologias de enfrentamento ao vandalismo e às violências”, disse o comandante do Batalhão, tenente-coronel Alex de Siqueira.

O Manual de Policiamento em Eventos da Polícia Militar de Goiás foi elaborado, de acordo com o presidente da comissão que delineou o texto, major Wildey Coelho Bezerra, para ser um instrumento técnico voltado à resolução pacífica de conflitos e à aproximação da PMGO com o público, de forma a manter a ordem pública e garantir aos cidadãos o pleno exercício do direito constitucional de lazer. “Fenômenos como jogos esportivos podem potencializar comportamentos impulsivos e violentos, e isso exige do policiamento uma capacidade de resposta rápida e preparada, a fim de mitigar esses efeitos sem comprometer a continuidade do evento em si”, explicou.

O evento – O 1º Seminário sobre Torcidas Organizadas e Prevenção à Violência Dentro e Fora dos Estádios reúne profissionais de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF). O evento, que segue até esta quarta-feira (4/6), contempla ainda a participação de 15 promotores de Justiça goianos e de outras unidades federativas para debates estratégicos sobre inteligência e tecnologia no controle de multidões, mediação de conflitos e aplicação de políticas públicas voltadas à segurança em eventos esportivos.