Os municípios de Santa Cruz de Goiás e Posse, recebem neste final de semana, dias 7 e 8, o Circuito de Cavalhadas 2025, como parte da política de interiorização da cultura promovida pela administração estadual.
A encenação da luta entre mouros e cristãos, mote inspirador das cavalhadas, remonta ao século XVII e são frequentemente ligadas aos festejos religiosos da Festa do Divino Espírito Santo.
Em Goiás a tradição tem mais de 200 anos com registro desde 1751 em Luziânia. Em 2025, o Circuito das Cavalhadas acontecerá em 15 cidades com investimento governamental de R$ 15,4 milhões destinados à montagem de cenários, aquisição de vestimentas, ações de divulgação e demais despesas operacionais.
A encenação das Cavalhadas é considerada uma das manifestações populares mais tradicionais de Goiás. Ela consiste em uma representação das batalhas ocorridas durante os séculos IX a XV entre cristãos e mouros, na Península Ibérica. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos.Na festa em algumas cidades, também há a presença dos Mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarras. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
Leave A Comment