Com apresentações folclóricas, corais, tenores e shows que misturam clássicos italianos a ritmos brasileiros, o festival de Nova Veneza promete encantar visitantes neste fim de semana retomando a herança dos imigrantes italianos em Goiás.

Com uma farta programação cultural ao longo do dia, merece destaque o tradicional baile de máscaras, que reproduz a tradição milenar do suntuoso, elegante e contagiante carnaval de Veneza, na Itália.

Com entrada gratuita, a festa é animada com muita música italiana. A cantora Ana Paula Drigo comanda o show no palco da Praça Matriz. O repertório inclui até marchinhas brasileiras traduzidas para o italiano. Máscaras estão sendo vendidas pelos artesãos da cidade, mas não são de uso obrigatório. É chegar e se divertir.

Almoço de família – No fim de semana a festa começa mais cedo. Tanto no sábado quanto no domingo, o evento começa mais cedo, às 11h. As famílias goianas poderão almoçar no evento a partir das 11 horas e curtir as atrações no palco já logo depois, começando às 12h.

Em todo evento, há 90 expositores e outros três restaurantes. Só na Cantina da Nonna, restaurante oficial do evento, o menu chega a 30 opções, entre três diferentes massas que podem ser acompanhadas por vários molhos – ao sugo, bolonhesa, carbonara, o de pequi com frango, entre outros – porpetas, rondelli, polenta frita, polenta à bolonhesa, nhoque, lasanhas.

Para maior comodidade, os visitantes poderão fazer a aquisição de pratos pelos totens ou pelo cardápio digital. Pelo cardápio digital, disponível no link https://bit.ly/43VeIiZ, é possível fazer compras antecipadas e evitar filas. Os valores dos pratos não foram reajustados do ano passado para cá, para incentivar o público, e a prefeitura também está oferecendo estacionamento gratuito para os visitantes.

Domingo é dia de panelaço – No domingo, o Festival Italiano de Nova Veneza é encerrado com um tradicional panelaço. Mas calma aí! Não vai ter panela para lavar, não! E nem protesto político. Por volta das 18h, as cozinheiras do festival e demais organizadores saem no circuito da festa batendo tampas ao som da tradicional Tarantella Napoletana para celebrar a conclusão de mais um eventoque mexe tanto com a cidade. Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO SÁBADO (07/06)

ALMOÇO:
– 11h: Abertura das cantinas
– 11h: Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de SC
– 14h: Tenores de Nova Veneza (Weber e Alex)

JANTAR:
– 19h: Abertura das cantinas
– 19h: Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de SC
– 20h: Coral Amici di Veneza
– 21h: Ana Paula Drigo e banda
– 22h30: Carnavale di Venezia (Baile de Máscaras)

PROGRAMAÇÃO DOMINGO (08/06)
– 11h: Abertura das cantinas
– 11h: Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de SC
– 13h30: Valdir Amaral (show em italiano)
– 14h30: Izadora Cruz e Jordanna Félix
– 17h: Tenores de Nova Veneza (Alex e Weber)
– 18h: Panelaço (encerramento)

Rotas de acesso
É possível chegar a Nova Veneza por meio de quatro alternativas. Confira:

1 – De Goiânia, a opção é ir pela GO 462, que sai pela Avenida Eurico Viana, no setor Parque das Nações, passa pelo Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, por Santo Antônio e chega direto à cidade. Por essa alternativa, são 28 quilômetros de distância. Este trajeto é o mais conhecido e mais movimentado

2 – Para fugir do trânsito, a orientação da prefeitura é sair da capital pela GO 080, pista dupla até Nerópolis. Já no município, o motorista deverá passar por dentro da cidade para acessar a rodovia GO 222 até Nova Veneza. O trajeto todo tem cerca de 50 quilômetros

3 – Outra alternativa é seguir pela 070, rodovia que na capital pode ser acessada pela Avenida Anhanguera e chega a Inhumas. De lá, o trajeto para Nova Veneza se dá também pela GO 222 e o percurso todo tem 70 quilômetros.

4 – Desde 2018, Nova Veneza ganhou uma nova alternativa de acesso com a pavimentação da antiga estrada Santa Bárbara, é a GO 420. Com 6,7 quilômetros, ela liga a cidade de Nova Veneza à GO-080, após a cidade de Nerópolis. Por este caminho, quem vem de Goiânia anda 37 quilômetros; de Anápolis, são 45 quilômetros.