Dando sequência à série de atividades que antecedem a edição 2025 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG) e a Faciest promovem, na próxima quarta-feira (25), o 2º Evento Preparatório. O objetivo é apresentar aos empresários brasileiros possibilidades de exportação, importação e investimentos com outros países. Desta vez, o evento será online, com as participações especiais confirmadas das Embaixadas da África do Sul e do Quênia.

“A África do Sul é o principal parceiro comercial do Brasil no continente africano e integra os BRICS, compartilhando pautas relevantes como desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cooperação. Além disso, é o país africano mais industrializado e o único do continente a integrar o G20. Já o Quênia destaca-se como uma das economias mais promissoras da África Oriental, com forte atuação em tecnologia, agricultura e infraestrutura, áreas onde o Brasil tem expertise consolidada”, aponta a vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG, Anna Bastos.

Ela explica que a FICOMEX tem um papel central na estratégia de fortalecimento das relações comerciais com a África, que é o quarto maior destino das exportações brasileiras, segundo o relatório Perfil de Comércio e Investimentos – África 2024, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “O continente africano vive um momento de transformação econômica, com mercados em crescimento, jovens populações empreendedoras e uma integração regional crescente, especialmente com a Zona de Livre Comércio Continental Africana”, destaca Bastos.

 

Parcerias internacionais – A vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior reforça que os eventos preparatórios servem para preparar o setor produtivo brasileiro para enxergar os demais países não apenas como destinos de exportações, mas também como parceiros estratégicos para investimentos, inovação e cooperação mútua. “É uma via de mão dupla que pode gerar grandes resultados para todas as partes e a FICOMEX surge tanto como uma vitrine de oportunidades quanto uma ponte entre empresas brasileiras e outros países”, ressalta.

Assim, as atividades que antecedem a Feira trazem representantes dos países participantes para ampliar os canais de cooperação e fomentar oportunidades reais de negócios. Participarão do 2º Evento Preparatório da FICOMEX 2025: Cecília Iturralde, conselheira econômica da Embaixada da África do Sul, e Andrew Karanja, embaixador do Quênia. O evento do dia 25 de junho é gratuito e aberto ao público, mediante realização de inscrições.