A implantação do Programa Nacional de Qualificação Profissional da Região da 44 será um dos temas abordados entre as lideranças da .Região da 44 e o ministro do Trabalho e Emprego )MTE), Luiz Marinho em agenda na capital nesta quinta-feira, 3. O encontro será as 15h30, no salão de eventos do Mega Moda Hotel. Os empresário querem apoio do MTE na busca por recursos federais para para a requalificação da Praça do Trabalhador e promoção nacional da produção local.
A passagem de Luiz Marinho pela Região da 44 vinha sendo negociada pela diretoria da AER44 desde o começo do ano que busca apoio para a criação de um programa permanente de qualificação voltado para lojistas, feirantes, costureiras, ambulantes, jovens e demais profissionais do comércio popular. Outro item que estará na pauta é a criação do Centro de Apoio ao Trabalhador e ao Microempreendedor (CAT-44). A proposta é de instalar dentro da Região da 44 um polo fixo para que o Ministério do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho ofereçam vários serviços como orientação trabalhista e previdenciária, formalização de MEIs, intermediação de mão de obra e acesso a programas federais de apoio ao trabalhador
As lideranças empresariais da 44 também buscam a ampliação de Programas de Microcrédito para pequenos comerciantes e feirantes da região, priorizando mulheres, juventude e comunidades tradicionais e a implantação de um Projeto Piloto de Proteção Social para Trabalhadores Informais, com a criação de um modelo pioneiro de registro simplificado que permita aos ambulantes e autônomos o acesso a benefícios como auxílio-doença, aposentadoria e licença maternidade, inspirando políticas nacionais de inclusão produtiva com direitos. Por fim, outro item que será levado pelas lideranças empresariais para o ministro é o apoio do MTE no sentido de conseguir recursos federais para a requalificação da Praça do Trabalhador e promoção nacional da produção local.
“A visita de um ministro do estado à nossa Região da 44 reforça mais uma vez, a importância econômica e social que o nosso polo de moda tem. E a AER44 tem essa missão de está em constante diálogo com todas as esferas do poder público, seja no âmbito municipal, estadual e sim o federal, para trazer para nossos lojistas mais e mais conquistas e as melhores condições de empreendedorismo possíveis”, destaca Sérgio Naves, presidente da AER44.
Para o presidente de honra da AER44, Jairo Gomes, que participou ativamente das negociações para que Luiz Marinho estivesse em Goiânia, a presença de um ministro de estado na Região da 44 é um momento ímpar para o polo de moda. “Geramos mais de 150 mil empregos diretos e indiretos, somos sim o maior empregador do estado de Goiás. Somos uma região empreendedora que se desenvolveu e cresceu praticamente sem apoio do poder público, contando apenas com o trabalho de milhares de pequenos e microempreendedores, que graças a moda que aqui produzem e que encanta todo o Brasil, movimentam mais de R$ 750 milhões por mês. E o ministro Luiz Marinho quando ficou sabendo dessa realidade fez questão de conhecer a nossa região de perto”, relata Jairo Gomes
Leave A Comment