Segue até o dia 14 de julho, as inscrições para o edital Ocupa Goiás, do Fundo de Arte e Cultura (FAC), com investimento total de R$ 1,2 milhão. O certame contempla duas categorias de ocupação, voltadas à promoção de atividades culturais em espaços públicos, praças e parques. A proposta busca descentralizar a oferta cultural, incentivar artistas locais e ocupar espaços públicos com manifestações artísticas.

O resultado preliminar de outros quatro editais do Fundo de Arte e Cultura – Edital de Difusão Cultural, Edital de Apoio às Festas Tradicionais e Populares em Goiás, Edital de Prêmio Nacional de Literatura Bariani Ortêncio e Edital de Estruturação e Manutenção de Bandas, Corais e Fanfarras – foi prorrogado para o dia 15 de julho.

A primeira categoria do edital é direcionada a ocupação do Centro Cultural Trabalhista e da esplanada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 18ª Região, em Goiânia. Serão selecionados 14 projetos nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro para apresentações artísticas e pequenas exposições, na sede do próprio TRT 18º Região. A infraestrutura técnica básica será oferecida pelo espaço, incluindo iluminação profissional, sonorização e microfones.

As propostas devem ser inscritas na plataforma Baru e precisam apresentar, entre outros documentos, link com o espetáculo completo (exceto artes visuais), currículo dos envolvidos e proposta da ação formativa. Projetos que não incluírem toda a documentação exigida serão desclassificados.

A segunda categoria do edital contempla a ocupação de praças e parques públicos nas cidades de Aparecida de Goiânia e Jaraguá, com um total de 20 projetos selecionados – dez em cada cidade. Podem participar propostas nas áreas de circo, dança, música e teatro. As apresentações devem ocorrer em até três praças ou parques da cidade escolhida, entre os locais pré-definidos no edital, e o proponente deve informar os locais no momento da inscrição.

As inscrições também são feitas pela plataforma Baru, mediante envio de link com o espetáculo completo, currículo com comprovação da equipe técnica, currículo do artista ou grupo, além das necessidades técnicas do projeto.

Cada uma das categorias respeita critérios de cotas para garantir diversidade e inclusão, com vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência, conforme estabelecido no edital.