No primeiro dia de agendas da missão do governo de Goiás ao Japão, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reforçou os laços de cooperação com a Associação Japonesa de Karatê (JKA) para formação de atletas no projeto Construindo Campeões e visitou a sede da montadora Mitsubishi, em Tóquio, onde acompanhou a assinatura de um contrato que viabiliza a exportação de veículos produzidos na fábrica HPE, representada pelo grupo Souza Ramos e localizada em Catalão, para diversos países da América Latina. Até então, a unidade no Sul do Estado só podia fabricar carros para o mercado brasileiro.
Goiás levou à JKA a proposta de realização de evento internacional de karatê em território goiano, lembrando a parceria estabelecida ainda em 2019 em sua primeira gestão à frente do executivo goiano. Segundo explanou e o projeto Construindo Campeões chega hoje a 110 municípios e atende mais de 14 mil alunos, entre karatê e outras modalidades. “A JKA foi o ponto de apoio para que Goiás se tornasse essa referência, tendo hoje o maior projeto de ensino gratuito de artes marciais do Brasil, que é o Construindo Campeões”, completou.
Com a agenda ao país asiático, o governo busca consolidar Goiás como polo de excelência na produção de veículos, especialmente no segmento de veículos híbridos, além de atrair investimentos em tecnologias industriais avançadas. O governador destacou um dos principais diferenciais do Estado. “É um estado que tem a sua localização bem no meio do país, equidistante dos extremos”, pontuou. Caiado também exaltou a cultura e a educação do povo japonês. “É algo que encanta a todos nós, por aquilo que nós queremos também transformar o nosso Estado de Goiás em futuro, o nosso Brasil. Poder avançar também na parceria na área da saúde, inteligência artificial, com energia renovável, água em abundância e, ao mesmo tempo, com uma legislação moderna para que as empresas ali possam se instalar”, acrescentou.
Recentemente, a Mitsubishi Motors no Japão anunciou investimentos de R$ 4 bilhões até 2032 em Goiás. A montadora japonesa mantém uma unidade produtiva no município de Catalão, região sul do Estado, há mais de três décadas, sendo um dos pilares da indústria automotiva no estado.
Leave A Comment