O Um Dia no Parque é a maior ação de valorização das unidades de conservação do Brasil por meio da visitação com o objetivo de tornar estas áreas conhecidas da população, colaborando para a geração de emprego e renda e para a proteção da natureza. O Programa foi idealizado pela Rede Pró-UC e é realizado pela Coalizão Pró-UC, um grupo de instituições ambientalistas que se unem pelas unidades de conservação. Os parceiros institucionais do Um Dia no Parque 2025 são o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, ICMBio, Rede Brsileira de Trilhas, eTriilhas, Programa Criança e Natureza e Oichuv.
Em Goiás, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou um projeto experimental no último domingo (20/07), no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan). Os visitantes aproveitaram as trilhas, contemplaram paisagens impressionantes e assistiram a uma palestra sobre a importância da conservação ambiental, com direito a frutas fresquinhas.
O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) é a mais antiga unidade de conservação de Goiás, criada em 1970 para proteger uma das regiões mais emblemáticas do Cerrado. Localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, o parque ocupa uma área de 12 mil hectares e cumpre papel fundamental na preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos da região.
É nele que se encontra a principal área de recarga do aquífero hidrotermal que abastece as águas quentes que tornaram a região conhecida nacionalmente.
Além da importância hídrica, o Pescan abriga uma impressionante variedade de fauna e flora típicas do Cerrado. Espécies como o lobo-guará, tamanduá-bandeira, onça-parda e diversas aves e plantas ameaçadas de extinção encontram refúgio na área protegida.
A vegetação é marcada por diferentes fitofisionomias — de matas de galeria a campos rupestres — que contribuem para a grande diversidade ecológica do parque.
Com trilhas, cachoeiras e paisagens de rara beleza, o Pescan é também um espaço de lazer, contemplação, pesquisa científica e educação ambiental. Estima-se que o parque receba cerca de 60 mil visitantes por ano, atraídos pela experiência de contato com a natureza em um ambiente preservado.
Conheça as Unidades de Conservação inscritas e as atividades disponíveis em Goiás.
As informações são fornecidas pelas UCs. Se você tiver dúvida sobre a atividade, entre em contato com a Unidade de Conservação pelo canal informado aqui.
Eco Park Chapada Indaiá
Formosa
Floresta Nacional de Silvânia
Silvânia
Instituto de Desenvolvimento Ambiental Maria Moreira da Cruz
Luziânia
Jardim Botânico de Goiânia
Goiânia
Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco/Parque Estadual do João Leite
Goianápolis
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Caldas Novas
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Alto Paraíso- Vila de São Jorge
Parque Nacional das Emas
Chapadão do Céu
Leave A Comment