A atriz Fernanda Pimenta apresenta o monólogo “Quando se abrem os guarda-chuvas” à Comunidade Educacional de Pirenópolis (Coepi) neste domingo (27/7), às 19h. A apresentação integra as comemorações pelos 13 anos da companhia Farândola Teatro-Circo, fundada pela artista, e tem entrada gratuita. Os ingressos são limitados a 40 senhas, distribuídas a partir das 18h30. A iniciativa conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Com texto de João Pedro Fagerlande e direção da espanhola Elena Diego, “Quando se abrem os guarda-chuvas” é um monólogo protagonizado por Fernanda Pimenta, também coautora da obra. Estreado em 2011, o espetáculo transita entre o cômico e o poético, explorando a linguagem do teatro físico para abordar temas como memória, solidão, afeto e envelhecimento por meio de uma narrativa sensível e bem-humorada.

Criada em 2011 no Rio de Janeiro e radicada em Goiás desde 2013, a Farândola Teatro-Circo desenvolve espetáculos autorais que integram linguagem circense e teatral. À frente da companhia está Fernanda Pimenta, artista premiada e com trajetória marcada pela pesquisa em palhaçaria, especialmente sob a perspectiva feminista.

Além do trabalho com a Farândola, Fernanda integra parcerias com a Cia de Arte Poesia que Gira e a Cia Ju Cata-Histórias. Também atua no audiovisual e no campo acadêmico. Em 2024, recebeu o Prêmio Jaburu como destaque cultural de Goiás, em reconhecimento à sua contribuição artística e intelectual.
Recentemente, Fernanda retornou de uma turnê internacional, com apresentações em formato Lambe-Lambe na Espanha, Portugal e Bulgária, reafirmando sua versatilidade e presença no cenário cultural brasileiro e internacional.