O  governador Ronaldo Caiado  anunciou, em solenidade na  cidade de Goiás, o projeto Rota da Fé – Peregrinando pelas Igrejas de Goiás. A iniciativa  prevê o restauro de quatro igrejas históricas da antiga capital, com investimento superior a R$ 15 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

A proposta é recuperar templos de valor histórico e arquitetônico, além de fomentar o turismo religioso na região. As obras terão início em abril de 2026 e serão conduzidas por empresas especializadas em restauro de patrimônio cultural. A fiscalização será feita pela Secult, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Caiado ainda destacou as restaurações já realizadas pelo Governo de Goiás, como a Igreja Nossa Senhora Aparecida, do povoado de Areias e a Catedral de Sant’Ana.  “Comecei com um vínculo afetivo neste lugar familiar: a igrejinha de Areias. Sempre foi um ponto de reflexão espiritual para mim. Ela simboliza nossa fé e conexão com Deus — e foi totalmente recuperada. A Catedral de Sant’Ana é um lugar maravilhoso. Quando você entra, sente respeito. Não corre mais o risco de o teto cair sobre a cabeça”, ressaltou.

Serão restauradas as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Buenolândia; Nossa Senhora do Carmo; Nossa Senhora d’Abadia; e Santa Bárbara. “É um projeto que nasce da devoção do povo e da sensibilidade do governador. Vamos cuidar dessas igrejas com o mesmo carinho com que cuidamos da nossa história”, destacou a secretária de Cultura, Yara Nunes.

Rota da Fé – A proposta da Rota da Fé surgiu após uma visita à cidade durante o Festival do Fogaréu, quando autoridades locais e lideranças religiosas chamaram a atenção para a necessidade de restauração dos templos. “O turismo religiso vai além da economia. Ele toca corações e preserva memórias”, declarou o padre Augusto César, pároco da Catedral de Sant’Ana, que participou ativamente da articulação do projeto.