As 19estações do BRT Leste-Oeste foram concluídas e entregues à população, nesta quinta-feira (14/8). Também foram entregues 28 novos ônibus, sendo seis elétricos articulados no sistema principal e 22 veículos padrão Euro VI nas linhas alimentadoras. As melhorias fazem parte do projeto Nova Anhanguera, que está modernizando a estrutura por onde passam diariamente mais de 86 mil passageiros.
Na solenidade, o governador Ronaldo Caiado, lembrou que o antigo Eixo Anhanguera ficou abandonado por décadas, com ônibus sucateados, pontos quebrados, vias sem condições de tráfego e terminais insalubres. “Ao invés de jogar a responsabilidade no outro, unimos as forças e trouxemos um sentimento de resgate. Sentamos com prefeitos, empresários e hoje temos um resultado ímpar. Nunca se viu tamanha revolução como estamos assistindo”, pontuou o chefe do Executivo goiano. Ele citou ainda que as mudanças têm sido realizadas com a tarifa congelada, desde 2019, a R$ 4,30.
Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), Edmundo Pinheiro enalteceu a recente transformação do sistema coletivo da Região Metropolitana e informou que isso tem “despertado o interesse” de outros estados. “Goiânia está de parabéns e é um exemplo para todo Brasil. É isso que a gente quer transmitir e reconhecer”, comentou o dirigente.
Modernização – Iniciado em janeiro de 2024, o projeto de revitalização e modernização das 19 estações do BRT Leste-Oeste foi concluído agora com a entrega das últimas três plataformas — Capuava, Cascavel e Rua 8. Quatro terminais do BRT Leste-Oeste seguem em obras. Praça da Bíblia, Praça A, Dergo e Senador Canedo estão em processo de modernização e devem ser entregues ainda este ano.
O BRT Leste-Oeste tem recebido novos ônibus de forma gradual. A previsão é que o sistema chegue a 130 veículos movidos a energia limpa e renovável, sendo 50 elétricos, 32 movidos a biometano e 48 com a tecnologia Euro VI, que obedece às normas regulatórias europeias para emissão de poluentes.
Novidades exclusivas – Durante a entrevista coletiva, Caiado confirmou que Goiânia entrará para a história da mobilidade urbana mundial ao se tornar a primeira cidade a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. Os novos veículos, com 28 metros de comprimento, estão sendo fabricados pela Volvo. Cinco exemplares devem integrar a frota goiana até o fim do ano. “Estamos investindo na descarbonização da nossa atmosfera. Ou os ônibus são elétricos, ou Euro 6, ou movidos a biometano”, enfatizou o governador.
Outra característica que garantirá mais eficiência ao transporte coletivo em Goiânia é o processo de metronização desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia. Com uso de inteligência artificial, o sistema ajusta os semáforos em tempo real para dar mais fluidez aos ônibus. O prefeito da capital, Sandro Mabel, disse que o transporte coletivo vai “comandar o trânsito” da cidade com essa tecnologia. “Faz com que o ônibus ganhe 30%, 40% a mais de velocidade”, informou o gestor municipal. A ferramenta já funciona entre os terminais Novo Mundo-Praça da Bíblia e Isidória-Praça Cívica. A meta, segundo o prefeito, é implantar a novidade numa extensão de 240 quilômetros.
Leave A Comment