Quatro rodovias estratégicas no Sudeste goiano: as GOs 180, 147, 178 e 461 fazem parte de um pacote de investimentos, anunciado nesta terça-feira (19/8), no valor de R$ 546 milhões,  custeado com recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), por meio de parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag). As frentes de trabalho, que devem começar já em setembro, envolvem pavimentação de mais de 170 quilômetros de rodovias e a construção de duas pontes.

A GO-180, que liga os entroncamentos das GOs 467 e 306, receberá R$ 138 milhões em investimentos que incluem 32,88 quilômetros de pavimentação e uma ponte de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra. Já a GO-147, na Região da Estrada de Ferro, entre Bela Vista de Goiás e Silvânia, terá aporte de R$ 170 milhões para custear 46,26 quilômetros de malha viária e uma ponte de 50 metros sobre o Rio dos Bois. Na GO-178, entre a BR-364 e a GO-306, os recursos do Fundeinfra vão garantir a aplicação de R$ 130 milhões em 38,8 quilômetros de via e na GO-461, entre as GOs 194 e 221, serão R$ 108 milhões para custear 52,35 quilômetros de pavimentação.

Segundo dados técnicos do Estado, essas obras vão destravar gargalos históricos, que há décadas limitam o crescimento do setor produtivo e dificultam a integração logística entre municípios goianos. O objetivo dos investimentos, previamente aprovados pelo Conselho Gestor do Fundeinfra, é melhorar a mobilidade, facilitar o escoamento da produção agropecuária e ampliar a competitividade econômica da região por meio da redução de custos logísticos, atração de novos investimentos e geração de empregos diretos e indiretos.

O anúncio do novo pacote de obras do Governo de Goiás foi realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia, em evento que reuniu prefeitos, lideranças do setor produtivo, representantes do governo e empresários. Durante a apresentação, o presidente do Ifag, Armando Rollemberg, falou sobre o modelo adotado pelo Governo de Goiás para a aplicação dos recursos do Fundeinfra, considerado uma mudança de paradigma na execução de obras públicas.

“A ideia é que o modelo seja validado e dê transparência à administração pública, com a agilidade do setor”, disse. Rollemberg também destacou os mecanismos de controle adotados pelo Ifag em cada etapa do processo, ressaltando que os atos e contratações passam por múltiplas camadas de fiscalização, incluindo a Corregedoria-Geral do Estado, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público, além dos investimentos em planejamento e em transparência.

Atualmente, o Governo de Goiás já executa mais de 20 obras do Fundeinfra sob a condução da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), além de ter entregue duas rodovias restauradas: a GO-040, de Bom Jesus ao distrito de São Domingos (Goiatuba), e a GO-080, de Barro Alto a Goianésia, na região do Vale do São Patrício. “Temos uma ampla carteira de projetos ainda para realizar e essa parceria com o terceiro setor, que será um importante braço operacional capaz de acelerar nossas entregas, é uma modelagem inédita no país que certamente colocará Goiás na vanguarda da gestão da infraestrutura pública”, ressalta o presidente da agência, Pedro Sales.

Além desta etapa, outros investimentos serão realizados com recursos do Fundeinfra. Um deles é também na GO-178. No lote dois, serão aplicados R$ 184 milhões em 46,5 quilômetros de rodovias entre a GO-306 e Itarumã e em uma ponte de 100 metros sobre o Rio Verde. Os outros são na GO-206, entroncamento com a GO-178 e o com a GO-184, e na GO-220, entre a GO-341 e o município de Perolândia.

Ao todo, já estão aprovados investimentos que ultrapassam R$ 1,145 bilhão em obras que serão realizadas por meio dessa parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), um modelo inédito no país e que deve ressignificar a execução de obras públicas no Brasil.