O grupo de dança contemporânea Ateliê do Gesto promoverá um ensaio aberto e gratuito do processo coreográfico “MAReAR” no dia 4 de setembro, às 19h, no Centro de Artes World Group, no Setor Jaó. A apresentação será seguida por uma roda de conversa.
Tendo como ponto de partida o livro Água Viva, de Clarice Lispector, a pesquisa coreográfica ‘MAReAR’ se apresenta como um manifesto poético sobre o corpo, a escuta e a transformação. É uma experiência estética e política que convida o público a “marear” junto, deixando-se levar pelo que sente, pulsa e transborda.
Em “MAReAR”, o corpo é um território fluido de travessia e reinvenção, onde o gesto emerge do silêncio e explora camadas invisíveis. O processo investiga o corpo em estado de mutação, permeado por feminilidade, escuta e atravessamentos sutis. A dramaturgia nasce da relação entre três intérpretes, onde o movimento se torna afeto, embate e revelação.
Como se trata de um processo coreográfico em construção, o ensaio aberto permite à companhia não só avaliar, refazer e refinar o trabalho, mas também convida o público a acompanhar de perto a rotina de uma companhia de dança profissional e, inclusive, conhecer os bastidores da criação. Para aprofundar a experiência, uma roda de conversa entre artistas e público será promovida após a apresentação.
A organização recomenda a inscrição prévia pela plataforma Sympla, pois os lugares são limitados e sujeitos à lotação do espaço. A programação é recomendada para maiores de 16 anos e contará com intérprete de Libras.
O evento faz parte do projeto “Manutenção do Centro de Artes World Group”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Ateliê do Gesto é um grupo de dança contemporânea sediado em Goiânia (GO), fundado em 2015 por Daniel Calvet e João Paulo Gross. Pesquisa o corpo como linguagem poética, integrando diferentes campos artísticos. Seu repertório inclui seis espetáculos, com destaque para “O Crivo” e “Dança Boba”, apresentados no Brasil e no exterior.
Leave A Comment