A Vila Cultura Cora Coralina será palco, neste sábado (6/9), do Circuito de Artes Negras: 30 Anos de Legado dos Agentes de Pastoral Negros em Goiás (APNs). O evento será na Sala Multimídias  João Bênnio e começa às 9h, com entrada solidária (doação de 1kg de alimento não perecível).

O circuito homenageia três décadas de atuação dos APNs na valorização, difusão e preservação das tradições afro-goianas – reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. A programação inclui apresentações artísticas, com objetivo de reforçar o protagonismo da cultura afro-brasileira no Estado e promover o acesso democrático à arte e à memória ancestral.

Às 14h, será apresentado o espetáculo “Cenários Ancestrais: Ritmos e Encenação das Tradições Afro”, uma vibrante apresentação de Puxada de Rede, Capoeira e Maculelê, que homenageia e revitaliza práticas ancestrais por meio de ritmos e encenações autênticas.

Na sequência, o público confere a apresentação de Berimbalada e cantos afro-ancestrais em “Tradições Orais Entoadas: Uma Viagem pelos Cantos do Cerrado Goiano”, com explicações sobre seus significados e contextos históricos e sociais. O repertório reúne oito cantos tradicionais, como ladainhas, toadas e cantos de roda. protagonizados por mulheres APNs de Goiás, guardiãs das tradições de suas comunidades.

A iniciativa conta com apoio institucional da Secult Goiás e recursos financeiros da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (Pnab) operacionalizada pela Prefeitura de Goiânia.