A Secretaria da Cultura de Goiás, (Secult), vai firmar uma parceria com a Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo, para a realização de ações conjuntas de fomento cultural. O objetivo é ampliar o alcance e visibilidade da produção artística goiana e conectar o estado a um dos mais importantes polos culturais do Brasil. A assinatura do acordo de cooperação será nesta segunda-feira (8/9), às 10h, no espaço cultural paulista.

O primeiro resultado dessa parceria será uma edição especial itinerante do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Fica), em novembro, no Memorial. O público paulista poderá assistir gratuitamente a 17 filmes premiados e destaques da edição 2025, além de participar de rodas de conversa e debates com convidados.

Além do festival, outros dois termos de cooperação serão assinados ainda este ano, garantindo a ocupação do espaço cultural paulista com programações artísticas goianas selecionadas por edital a ser lançado pela Secult, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). A parceria também inclui o lançamento de uma bolsa de estudos para pesquisa na produção artística goiana, reforçando a troca de experiências acadêmicas e culturais entre Goiás e São Paulo.

Ícone cultural e arquitetônico – Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1989, o Memorial é o mais monumental complexo cultural da América Latina. Erguido numa área de 84.480 m², possui espaços destinados a exposições, espetáculos musicais, festivais gastronômicos e um moderno auditório, além de ter uma arquitetura referência na paisagem urbana de São Paulo.

O projeto cultural, idealizado por Darcy Ribeiro, tem como missão difundir a arte, a cultura e o conhecimento dos povos latino-americanos, estreitando laços culturais, políticos, econômicos e sociais entre o Brasil e demais países da região. Além de sua relevância arquitetônica e histórica, o espaço é um ponto de encontro de diferentes linguagens artísticas e promove o diálogo entre tradições e contemporaneidade.