O Teatro Goiânia recebe nesta semana uma curta temporada do espetáculo “A Baleia”, do dramaturgo norte-americano Samuel D. Hunter, na versão brasileira protagonizada por José de Abreu. A montagem, traduzida e dirigida por Luís Artur Nunes, marca o retorno do ator aos palcos após mais de uma década de hiato. As sessões serão nesta quinta, sexta e sábado (11, 12 e 13/9), às 20h30, e no domingo (14/9), às 18h. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

A obra, que aborda temas como isolamento e reconexão, ganhou ainda mais notoriedade com sua adaptação para o cinema em 2022. O filme, dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Brendan Fraser, rendeu ao ator o Oscar de Melhor Ator em 2023. A complexidade emocional do protagonista também se revela em sua trajetória íntima: homossexual, ele viveu um relacionamento amoroso marcado por perdas profundas, que influenciaram diretamente seu estado de saúde.

A peça “A Baleia” trata de temas humanos profundos como luto, espiritualidade, paternidade, homofobia e saúde. O protagonista, Charlie, é um homem que vive com obesidade grave, uma condição crônica não transmissível (DCNT), complexa e multifatorial.

Com tradução e direção de Luís Artur Nunes, com quem Zé de Abreu já trabalhou em outras montagens, como no monólogo “Fala, Zé!” (2006) e na montagem “A Mulher Sem Pecado” (2000), de Nelson Rodrigues, a versão teatral brasileira promete trazer ao palco a mesma intensidade dramática que consagrou a história no teatro e no cinema.