A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) alerta sobre a necessidade de ampliar a cobertura vacinal contra febre amarela no capital. A orientação é para que todas as pessoas com dúvidas em relação à imunização contra a doença procurem unidades básicas de saúde da cidade para avaliação da situação vacinal e aplicação de dose única da vacina.

A imunização contra febre amarela é realizada em esquema com duas doses: uma dose aos nove meses e um reforço aos quatro anos de idade. Dos cinco aos 59 anos a imunização é realizada em esquema de dose única. A cobertura vacinal contra a doença na capital é de 66,3%.

Segundo a SMS, a vacina contra febre amarela está disponível em 61 salas de vacina da capital e a lista completa com as unidades de saúde e horários de funcionamento está disponível no link https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/salas-de-vacina-em-goiania-2/.

O alerta da SMS ocorre após o primeiro caso confirmado de morte de macaco por febre amarela em Goiânia. De acordo com a SMS, o primata foi encontrado nesta terça-feira (9/9), no Residencial Forteville, na Região Sudoeste da capital.

O vírus da febre amarela tem circulação ampliada em certos ciclos de tempo, reaparecendo em média a cada oito anos. O último caso de febre amarela em humanos em Goiás foi registrado em 2017.