O Balé Folclórico da Bahia (BFB), internacionalmente reconhecido por sua excelência artística, realiza uma apresentação especial em Goiânia no dia 22 de outubro, no Teatro Rio Vermelho. A sessão integra a turnê nacional do espetáculo O Balé Que Você Não Vê, cuja proposta é celebrar os 37 anos de trajetória da companhia.
A realização desta turnê conta com o patrocínio master do will bank por meio do estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Ministério da Cultura. Montado em 2022, o espetáculo marca o retorno do Balé Folclórico da Bahia aos palcos após o período de paralisação imposto pela pandemia.
A obra reflete os desafios enfrentados por uma companhia profissional de dança para se manter ativa, tanto financeiramente quanto tecnicamente. No palco, o grupo de dança afro-baiana apresenta três coreografias concebidas especialmente para esta produção: Bolero, de Carlos Durval; Okan, de Nildinha Fonseca; e 2-3-8, de Slim Mello. O espetáculo também inclui uma obra do repertório clássico da companhia, Afixirê, coreografada por Rosângela Silvestre e reconhecida internacionalmente.
Balé Folclórico da Bahia – O Balé, que completou 37 anos em agosto, já se apresentou em mais de trezentas cidades e trinta países, incluindo Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, Benin, dentre outros. “Seguramente, somos um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afro-baiana para o mundo”, destaca Vavá.
Com sede no Pelourinho, em Salvador, o BFB é a única companhia de dança folclórica profissional do país. Os integrantes da companhia – dançarinos, músicos e cantores – recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas.
Leave A Comment