De 9 a 11 de outubro, Pirenópolis será palco de uma grande celebração da literatura, da música e das artes. Em sua 15ª edição, a FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis apresenta uma programação diversa e gratuita, pensada para dialogar com a cidade, seus moradores e visitantes.

“Este ano, escolhemos o tema ‘Alumiar – Ler e Criar com Energia’ porque acreditamos que a energia nasce das ações positivas, que impulsionam mudanças significativas. Nosso convite é para que cada participante desperte e potencialize sua força criativa, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, humano e transformador”, destaca Iris Borges, idealizadora da Flipiri.

Inspirada por essa temática, a Flipiri presta homenagem à escritora Roseana Murray, um dos grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira, conhecida por sua vasta produção literária que encanta leitores de todas as idades, e a Hugo de Carvalho Ramos (1895-1921), ícone da literatura goiana, cuja obra retrata com sensibilidade a vida e os costumes do estado.

“Estou muito feliz por esta homenagem. Pirenópolis é uma cidade verdadeiramente linda e sua festa também. Recebo todas estas homenagens com surpresa e gratidão. A minha expectativa é que seja tudo magia! Vou abrir o evento e sempre dá um friozinho de medo. É muita responsabilidade”, afirma Roseana Murray, que vai proferir as palestras na Flipiri: “A luz que acende palavras” e “A poesia é um olhar”, em três encontros com o público e convidados.

Durante três dias, a cidade que respira história reunirá escritores, ilustradores, músicos e leitores de todas as idades em torno do livro e das mais diversas formas de expressão cultural. Ainda mais vibrante com a expectativa da comemoração dos 300 anos de fundação, que será celebrada em 2027, Pirenópolis está mais que pronta para receber o público com o acolhimento que lhe é peculiar.

Além de se encantar com a força criativa e ternura de Roseana Murray (RJ), o público terá a oportunidade de interagir com autores de referências e procedências diversas. Entre eles, nomes como João Anzanelo Carrascoza (SP), Manuel Filho (SP), Leila Bortolazzi (SP), Corina Campos (SP), Lázaro Ribeiro (GO), Hellen Vieira da Fonseca (DF), Telma Lopes (GO), Nilson James (GO), Pedro Gordilho (BA/DF), Adriana Santos de Confresa (MT), ⁠Lionizia Goyá (GO) e Gabriela Buonocore (MA).