O Gabinete de Crise da capital traçou novas estratégia para o enfrentamento ao período chuvoso e suas consequências. As novas medidas funcionarão de maneira preventiva, com ações orientativas à população, e também terão ações efetivas, com atenção redobrada das equipes in loco durante os temporais. Uma delas trata do fechamento da Marginal Botafogo e da Avenida 87 durante as fortes chuvas. A prefeitura vai preparar cancelas automáticas para serem instaladas nas vias para facilitar o processo de interdição.
A Prefeitura de Goiânia contará, já a partir desta semana com o sistema Defesa Civil Alerta (DCA), que será oficialmente disponibilizado à população a partir de 1º de outubro. A tecnologia utiliza a transmissão por Cell Broadcast (CBS), que envia mensagens de emergência em tempo real diretamente para celulares que estejam dentro da área de risco delimitada. O alerta chega mesmo em aparelhos no modo silencioso, sem necessidade de aplicativo ou desbloqueio.
O gerente do Cimego, André Amorim, destaca a importância das medidas diante das previsões climáticas. “Tivemos uma chuva muito intensa recentemente, que mostrou a dificuldade de enfrentar eventos extremos. Para os próximos dias, ainda teremos alguma estabilidade, mas já no início de outubro há previsão de novas frentes frias. Os alertas vão auxiliar a população a se preparar melhor para essas situações”, avaliou.
Ao explicar as interdições na Marginal Botafogo e na 87, o prefeito Sandro Mabel declarou que as medida evitam que os motoristas, motociclistas e pedestres transitem nessas vias completamente tomadas pela água, o que coloca em risco a integridade das pessoas. “Temos que ter um trabalho ordenado. Notou a aproximação da chuva, o nosso pessoal já deve estar posicionado para o fechamento, a respeito do pico das chuvas que é, em média, de 30 minutos”, destacou.
O prefeito também explicou como funcionarão as cancelas. “Nós temos condição de comprar as cancelas automáticas, que são aquelas que servem de aviso durante a passagem de trem. Desse modo, a Defesa Civil faz o acionamento automático delas, que vão fechando e nos darão um tempo de resposta mais rápido nessas regiões de risco. Assim, nós vamos avançar para toda cidade em pontos que têm inundação, até que a gente consiga fazer todas as obras necessárias”, pontua.
O prefeito também determinou que seja feito um traçado de rotas alternativas para os motoristas transitarem em segurança durante os temporais. Além disso, será feita a instalação de placas de risco de inundações em pontos problemáticos, campanhas de orientação para que as pessoas não transitem nessas áreas em caso de a enxurrada ultrapassar o limite do meio-fio, além da intensificação de limpezas das bocas de lobo e bueiros da cidade.
Ainda no trabalho orientativo, Mabel destacou a confecção de panfletos, vídeos e visitas in loco da Defesa Civil orientando motoristas e pedestres. O prefeito também reforçou a aquisição do radar meteorológico, em parceria com o Estado, para auxiliar na divulgação em massa de alertas sobre temporais.
Leave A Comment