Cerca d 60% das obras que compõem a reforma do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna já estão concluídas. O espaço se prepara para receber o Grande Prêmio do Brasil de MotoGP em março de 2026. “Tudo está correndo aqui para oferecer ao povo goiano, ao Brasil e ao mundo a pista mais linda e mais veloz do MotoGP”, afirmou o governador Ronaldo Caiado em vistoria às reformas. Os trabalhos seguem em duas frentes, com intervenções de obras civis e também específicas para a pista, buscando modernizar as instalações para garantir conforto e segurança para os pilotos e o público.
A principal categoria de motovelocidade chega à capital nos dias 20 a 22 de março do próximo ano. O Autódromo vai passar por homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ainda este ano, e por um evento teste em janeiro. “Vocês podem ter certeza que a FIM e a FIA vão ficar encantadas com que vão assistir e vão vistoriar aqui em Goiânia”, frisou.
O evento já tem 50 mil ingressos vendidos. “Os detalhes todos muito bem trabalhados. Vocês estão vendo que está ficando uma coisa maravilhosa, acabamento perfeito. Vamos ter uma MotoGP linda!”, disse o líder goiano. O local recebe novas estruturas e requalificação de áreas como torre de controle, camarotes, boxes e vestiários, além das intervenções na pista, áreas de escape, com instalação de elementos de segurança, como grades de proteção, defensas metálicas, barreiras de pneus e zebras.
Mais velocidade – A pista de corrida recebe asfalto tipo Gap-Graded, um material de alto desempenho para garantir mais velocidade, com excelência de pavimento, nivelamento e escoamento de água. “Nós estamos fazendo um padrão de pavimentação muito próximo do que a gente vê em todos os países do mundo”, afirmou o arquiteto e urbanista especializado em projeto e manutenção de circuitos automobilísticos, Carlos Wieck, responsável pela execução da obra. O material asfáltico, em razão do calor de Goiânia, também recebe componentes específicos para altas temperaturas.
A reta do circuito teve a largura ampliada de 12 para 15 metros, permitindo velocidades superiores a 376 km/h. O administrador do Autódromo e ex-piloto Roberto Boettcher, afirmou que hoje as motos e os carros passam a 350 km por hora. “Vamos ter um autódromo à altura de receber até 400 km por hora”, afirmou. Outro ponto de melhoria foi a área médica, que recebeu uma estrutura oito vezes maior.
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