A Prefeitura de Goiânia ampliou o monitoramento e a fiscalização contra o descarte irregular de lixo e entulhos na capital. De acordo com o Relatório de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), foram registradas 1.745 ocorrências entre 1º de janeiro e 7 de novembro de 2025, número correspondente às vistorias realizadas pelas equipes.
Dessas ações, foram emitidas 174 notificações, 344 autos de infração e 18 apreensões. A diferença entre o total de vistorias e o número de penalidades ocorre pela dificuldade em flagrar o descarte no momento em que ele acontece, o que exige análise técnica após as denúncias. De acordo com os dados do relatório, a região Noroeste tem a maior incidência de descarte irregular.
As infrações por descarte irregular de resíduos são autuadas com base no artigo 62 do Decreto Federal nº 6.514/2008, que prevê multa mínima de R$ 5 mil. Além disso, o veículo utilizado no transporte e na deposição ilegal do material pode ser apreendido pelas equipes de fiscalização.
O monitoramento ocorre em conjunto com outros órgãos municipais, como a Guarda Civil Metropolitana e a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), além das denúncias feitas pela população. De acordo com o comandante da GCM, Gustavo Toledo, a colaboração dos moradores tem sido essencial para identificar locais críticos e acionar as equipes com agilidade.
Ecopontos – Para garantir o descarte correto de resíduos e evitar o acúmulo de entulho em vias públicas, a Prefeitura de Goiânia mantém cinco ecopontos nos bairros Jardim Guanabara, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste. Os espaços funcionam diariamente, das 7h às 22h, e recebem materiais como restos de construção civil, móveis inservíveis, galhadas, pneus e óleo de cozinha usado.
A população conta ainda com uma plataforma digital que reúne serviços de limpeza urbana e canais de atendimento da Comurg e do Consórcio Limpa Gyn: www.goiania.go.gov.br/limpeza-
Leave A Comment