O jovem atleta goiano Davi Stival, de apenas 17 anos, irá representar o Brasil no Campeonato Panamericano de Karatê Tradicional. O atual Bicampeão Brasileiro de Karatê na categoria sub-17 foi escalado ao lado de outros três atletas brasileiros para competir em Natal (RN), entre os dias 18 a 22 de novembro.
Davi avalia que enfrentar os outros atletas brasileiros na competição seria um cenário favorável. “Contra todos eles, eu já fui vitorioso em alguma competição. Por isso, sei como eles lutam e como posso enfrentá-los. Se tudo der certo de nós quatro nos encontrarmos na semifinal, seria incrível”, diz o karateca. Ainda de acordo com ele, os treinos acontecem diariamente na academia Oswaldo Mendonça.
“A rotina de preparação para o campeonato está sendo bem intensa dessa vez. Estamos treinando a técnica, força, explosão em velocidade com treino usando elásticos, ou com coletes de peso. Estamos trabalhando os golpes para ter uma técnica refinada, mais precisão, e conseguir acabar a luta o quanto antes” disse Davi Stival que, ao todo, acumula 5 títulos.
O atleta revela que espera uma competição muito acirrada, mas que isso não é pretexto para intimidação. “A gente vem treinando para conseguir sucesso, e conseguir ganhar de uma maneira limpa, sem deixar dúvida para ninguém. Minha expectativa é sair vitorioso dessa competição”, afirmou o rapaz.
Os treinamentos do bicampeão também estão sendo feitos pensando no perfil dos adversários estrangeiros, e ele considera os competidores da Argentina e da Colômbia, países de peso na modalidade na América do Sul, como fortes oponentes. “A gente está adaptando o nosso Karatê para o Karatê deles. Os argentinos, por exemplo, são mais metódicos, e treinam com muita técnica e precisão. Isso é levado em consideração no meu treinamento”, pontua o atleta.
Davi faz parte da terceira geração de karatecas de sua família. Seu avô, Edwaldo Stival, é sensei do neto desde os 4 anos de idade. Com o avanço de Davi no esporte, passou a ser treinado também pelo sensei Igor Mendonça, do clã Oswaldo Mendonça, que, entre outros títulos, foi 10 vezes campeão goiano de karatê. Para Davi, esse histórico familiar e a força do nome de seus mentores são as principais inspirações para se dedicar ao esporte. “Eu dou a minha vida em cada treino para honrar essa história”, declara Davi.
Leave A Comment