O Governo de Goiás promove, de 20 a 22 de novembro, a primeira edição da Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – Etos.IA, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. Temas como o impacto da IA nas profissões e mercado de trabalho, marco regulatório da IA e o limite entre liberdade, controle e direitos individuais são alguns dos temas que serão debatidos durante o encontro.

A programação contará com a presença de grandes nomes da tecnologia de informação e da comunicação. Entre eles, o filósofo, escritor e ex-ministro da Educação da França Luc Ferry Filósofo; o pioneiro da internet, cofundador dos protocolos TCP/IP e vice-presidente do Google, Vint Cerf, o filósofo Clóvis de Barros Filho, referência em ética e comunicação; o especialista em governança de IA e autor do Regulamento Europeu de IA, Gabriele Mazzini; o filósofo, escritor e professor universitário estadunidense Michael Sandel; e o jurista Ronaldo Lemos, coautor do Marco Civil da Internet e membro do Oversight Board da Meta.

A Cúpula Internacional conta com a organização do Instituto Campus Party e com o apoio Institucional da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG) e co-organização do Grupo Jaime Câmara e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de patrocínio da Saneago e da Equatorial. A expectativa dos organizadores é de receber cerca de 10 mil visitantes. A entrada é gratuita. Para participar da programação do Etos.IA, é necessário fazer inscrição antecipadamente.

Durante toda a Cúpula, o Etos.IA contará com um espaço de podcast dedicado à produção em tempo real. Os palestrantes e autoridades serão entrevistados para aprofundar o debate sobre ética e inteligência artificial, ampliando o alcance do evento.