Com inspiração no clássico literário Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o espetáculo Lembrança da Delicadeza será apresentado no dia 22 de novembro às 19h30 no Esparta Arte e Cultura e propõe uma travessia entre circo, corpo, memórias e palavras. Idealizado e interpretado pela artista circense Lucienne Machado, o projeto envolve três ações artísticas.
Lembrança da Delicadeza – No espetáculo que dá nome ao projeto, Lucienne Machado constrói uma narrativa que caminha com movimentos, remetendo à sensação que a leitura de Grande Sertão: Veredas pode causar.
A artista se apresenta em cinco cenas que vão da aspereza do sertão representada em um tapete de cacos de vidro, à força da lira, e à leveza do tecido acrobático — uma travessia em busca da delicadeza, do amor e da potência do feminino.
Com cerca de 30min de duração, o percurso das cenas caminha em direção ao olhar poético, perpassando pelo amor homoafetivo e finalizando na força da mulher.
Dentro do projeto está previsto também a Oficina gratuita “Faquiresas – A construção do tapete de vidro”. São 10 vagas disponíveis para estudantes da área do circo mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, que acontece no dia 06 de dezembro, às 10 horas, no Esparta Arte e Cultura.
A ideia é oferecer o primeiro contato com o faquirismo por meio de um tapete de cacos de vidro. Lucienne vai conduzir a confecção do tapete e oferecer todo suporte aos participantes, como o manejo correto do objeto, a melhor maneira de se posicionar, quais os equipamentos de proteção, aquecimento corporal, entre outros.
Para finalizar, a última atividade prevista é a exibição de um videocirco no dia 17/12, pelo canal do Youtube da artista: https://www.youtube.com/@luci.lucienne
Leave A Comment