Atualmente, a GO-020 possui mais de 50 condomínios horizontais ao longo da via, que abrigam mais de 30 mil moradores. Contudo, este cenário nem sempre foi assim. O início dessa jornada, como toda novidade, gerou desconfiança. No entanto, os empresários imobiliários Antônio Carlos da Costa e Leonardo Rizzo não se deixaram abalar pelo pessimismo e seguiram com o lançamento do Portal do Sol I, o primeiro condomínio horizontal a impulsionar esse desenvolvimento na região.

Após 25 anos, a linha de condomínios horizontais da Portal Urbanismo celebra suas bodas de prata. Em uma declaração, Leonardo Rizzo, fundador da Rizzo Imobiliária, empresa sócia do empreendimento, expressa o orgulho: “Quando começamos esse empreendimento não havia nada aqui, somente o autódromo. Hoje, temos orgulho de perceber que ajudamos a construir a história e o desenvolvimento dessa região”.

Para marcar a data, a Portal Urbanismo realiza, nesta quinta-feira (27 de novembro), a partir das 17h, um momento especial de interação, com debates, encontros e homenagens, no Goiânia Golfe Clube.

Conforme explica Antônio Carlos da Costa, sócio do Grupo Tropical, o Portal do Sol 1 foi o primeiro condomínio horizontal com lotes mais compactos em comparação aos lançamentos da época, e estava em uma localização muito próxima ao Jardim Goiás. “Desde o primeiro momento, a ideia era que fosse um condomínio com foco no custo-benefício para seus moradores. Nossa missão era oferecer muito por um custo mais acessível, com lotes que variavam de 360 a 600 metros quadrados”, recorda.

A boa aceitação do projeto levou o grupo a lançar o Portal do Sol 2, ao lado do  primeiro, e transformar a proposta em uma linha de produtos que foi para outras regiões e cidades.

O projeto seguinte nas imediações da GO-020 aconteceu uma década depois, em 2011, e foi novamente um novo marco: o Portal do Sol Golfe. Desenhado para ser uma comunidade planejada de alto padrão, ele possui área superior a 3,7 milhões de metros quadrados, com quase um milhão de metros quadrados de mata nativa preservada, um inédito campo de golfe oficial  de padrão internacional.

Com expectativa de receber vários empreendimentos – sendo outros três condomínios e uma área comercial – o primeiro foi o Portal do Sol Green, projeto que conquistou o goianiense mais uma vez. “No dia do lançamento, nos deparamos com mais de  2.200 pessoas na fila para comprar lotes”, relembra o empresário Leonardo Rizzo, que buscou inspiração nos Estados Unidos para desenvolver o projeto.

“Morei nos Estados Unidos na década de 1970, período em que surgiam condomínios no Texas, em regiões como Dallas, San Antonio e Corpus Christi. Eram condomínios situados fora das cidades, e um dos grandes atrativos era o clube de golfe, que oferecia restaurantes e excelentes instalações, atraindo pessoas que iam até lá apenas para se alimentar e aproveitar a infraestrutura”, salienta.

Futuro – Atualmente, Goiânia se destaca entre as capitais brasileiras em número de condomínios horizontais por habitante. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam um crescimento de 124,5% no número de moradores nesses locais.

O futuro desse tipo de empreendimento tende a ser promissor. Especialistas do setor reforçam a tendência ao dizerem que, a médio prazo, com a ocupação de lotes remanescentes dos atuais condomínios instalados às margens da G0-020, o número de habitantes nessa região se aproxima de 60 mil – sem considerar os novos empreendimentos.  “Daqui a 25 anos vamos comemorar bodas de ouro. Que venham os próximos 25 anos e que sejam de muito sucesso”, finaliza Antônio Carlos.