O vice-governador Daniel Vilela entregou, neste sábado (6/12), 34 moradias do Programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, em Rubiataba. Com investimento de R$ 6,2 milhões do Governo de Goiás, as unidades garantem escritura definitiva e encerram a espera de famílias que viviam de aluguel ou em casas cedidas, que agora vão celebrar o Natal no próprio lar.
Ao falar sobre o sentido da vida pública, Daniel Vilela resumiu o espírito do programa. “O objetivo principal de ser político precisa ser, exatamente, alcançar uma mudança e uma transformação na vida das pessoas que precisam do amparo do poder público. Olhar para essas famílias e saber que talvez passarão o melhor Natal da vida delas, enche o nosso coração de amor e determinação para continuar superando os desafios da vida pública”, afirmou o vice-governador.
Na avaliação de Daniel Vilela, Goiás ocupa posição única no país ao garantir moradias a famílias em situação de vulnerabilidade, que não precisam arcar com nenhuma contrapartida financeira. “O dinheiro dessas pessoas, que antes ia para o aluguel, passa a ficar à disposição da família, para investir nos filhos e no dia a dia”, explicou.
Mais de 4,5 mil unidades já foram entregues em Goiás, cerca de 5 mil estão em construção. A meta é alcançar 10 mil casas a custo zero até o fim de 2026, em todas as regiões do Estado. A iniciativa é gerida pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e tem parceria com as prefeituras, responsáveis pela cessão dos terrenos e pela infraestrutura urbana.
Para o prefeito de Rubiataba, Padre Weber, o dia marca a concretização de um desejo antigo de muitas famílias. “Falar de casa é falar de realização de sonhos. Hoje, 34 famílias podem dizer que têm casa própria, para passar o Natal, o Ano-Novo e seguir a vida com mais dignidade”, afirmou o gestor municipal.
A mudança é sentida na rotina de moradoras como Helen Diane Almeida da Silva, de 31 anos, autônoma e mãe de duas meninas. Depois de anos de instabilidade, ela enxerga na chave da casa própria um novo começo. “Moro de aluguel desde os 18 anos. É muito difícil, porque sou autônoma e cuido das minhas filhas o tempo todo. O aluguel é uma insegurança, mudei mais de três vezes no ano passado. Achar algo com valor acessível não está fácil. Ter a nossa casa traz alívio e segurança”, relatou.
As moradias entregues em Rubiataba integram a rede de proteção do Goiás Social, com foco em famílias em situação de vulnerabilidade. Para ser contemplado pelo programa, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda familiar de até um salário mínimo e não possuir nenhum imóvel.
Leave A Comment