O Centro de Artes World Group, no Setor Jaó, recebe uma programação especial e gratuita em dezembro sob a curadoria do Ateliê do Gesto, grupo goiano de dança contemporânea liderado por Daniel Calvet e João Paulo Gross. As atividades tiveram início no início do mês com uma oficina de composição coreográfica, mas o ponto alto será a estreia do espetáculo “MAReAR”, de circulação nacional e internacional, nos dias 13 e 14.
O processo coreográfico que resultou em “MAReAR” teve, inclusive, um ensaio aberto e gratuito no mesmo local em setembro, o que reforça a parceria de longa data entre o Centro de Artes World Group e o Ateliê do Gesto, que tem desenvolvido diversas atividades no espaço nos últimos anos.
“Estrear MAReAR no Centro de Artes World Group tem um significado muito especial para o Ateliê do Gesto. Desde 2019, este espaço tem sido nossa casa criativa: foi aqui que consolidamos processos, amadurecemos pesquisas e encontramos um ambiente que acolhe a dança com seriedade e sensibilidade. Acompanhar a transformação do espaço e agora ver nascer um teatrinho de bolso — ainda em construção, mas já pulsante — é testemunhar a expansão de um sonho que atravessa tanto o World Group quanto a nossa própria trajetória.
Estrear aqui é um gesto de gratidão e reconhecimento: nossas histórias se entrelaçam desde 2019, e esta estreia celebra essa parceria que sustenta, inspira e fortalece a arte,” celebra João Paulo Gross.
Fundado em 1990 por Cristiane Moraes e Lamar Lamounier com o propósito de fomentar atividades artísticas e culturais, o espaço que abriga o Centro de Artes assumiu diferentes facetas ao longo dos anos e passou por uma reestruturação em 2015, resultando na criação do World Group Center. Com isso, o Centro de Artes expandiu sua atuação multidisciplinar, mas permanece focado nas artes, em particular na dança, oferecendo, hoje, infraestrutura para aulas, ensaios e apresentações, servindo principalmente a grupos artísticos independentes e reafirmando seu compromisso com a cena cultural.
“O Centro de Artes World Group é um lugar que compreende o valor do trabalho contínuo, da pesquisa e da manutenção de grupos, algo fundamental para que a arte exista com profundidade. A casa sempre nos recebeu com generosidade e confiança, abrindo espaço para que pudéssemos experimentar, criar e crescer. Acreditamos profundamente na importância de espaços independentes como este para a cultura goiana. O teatrinho de bolso que está nascendo é uma conquista para toda a cidade — um território íntimo, potente, que aproxima artistas e público e oferece condições reais para que a criação floresça”, reitera Gross.
Espetáculo – “MAReAR”, sétimo espetáculo do Ateliê do Gesto, será apresentado pela primeira vez nos dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 20h. A entrada é gratuita, mas requer retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. As apresentações contarão com acessibilidade em Libras e a classificação indicativa é de 16 anos.
Com direção e coreografia de João Paulo Gross e iluminação e cenografia visual de Daniel Calvet, a nova criação é resultado de uma pesquisa que nasce do encontro entre a poética de Clarice Lispector (Água Viva) e o pensamento de Gaston Bachelard (A Água e os Sonhos), que abordam a água como matéria de imaginação, fluxo e instabilidade criadora. A obra é interpretada por Isabel Mamede, Thaís Kuwae e Wanessa Paula que, conforme explica Gross, se lançam numa jornada que costura feminilidade, escuta e relações de apoio, embate e sutileza.
A atividade marca o encerramento do projeto de manutenção do grupo, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás – Governo de Goiás. O Ateliê do Gesto encerra 2025 contabilizando um repertório de sete espetáculos, tendo percorrido mais de 80 cidades e nove países, além de mais de 30 oficinas, quatro residências e 25 aulões.
Leave A Comment