O vice-governador Daniel Vilela reforçou, em Iporá, no Lago Pôr do Sol, que o trabalho contínuo do Governo de Goiás na infraestrutura e na rede de proteção social tem mudado o ritmo de desenvolvimento do município e de cidades vizinhas. A estrutura do Goiás Social atendeu nesta sexta-feira (19/12) até 17 horas e segue no sábado (20/12), das 8 horas ao meio-dia, com serviços públicos concentrados em um só local e entrega de benefícios a famílias em situação de vulnerabilidade.

Na fala que marcou a abertura dos trabalhos, Daniel afirmou que o Oeste goiano ficou à margem por anos e passou a receber investimentos em diferentes frentes a partir da atual gestão. “Antes do governador Ronaldo Caiado, era uma região esquecida, que enfrentava retrocesso no desenvolvimento econômico”, declarou. “Hoje, vemos uma verdadeira transformação muito forte em Iporá e cidades vizinhas”, completou.

O vice-governador também citou a recuperação de pontes e rodovias como base para retomar a logística regional e fortalecer a atividade produtiva. “Não existia rodovia em condições de tráfego. Hoje, com pontes recuperadas e investimentos, a GO-060 recebeu mais de R$ 110 milhões em restauração e já estamos contratando o projeto para a duplicação, para chegar o mais rápido possível até Iporá”, disse Daniel.

“Nossa intenção é resgatar as condições logísticas e de infraestrutura para que essa região volte a ser um polo de produção do agronegócio goiano. Hoje, a lavoura tem tomado conta da região, o que também é um sinal de desenvolvimento. Quero reforçar meu compromisso, e do governador Ronaldo Caiado, para promover investimentos necessários para que essa região seja pujante e ofereça oportunidades às pessoas, principalmente aos jovens”, enfatizou o vice-governador durante discurso.

À frente do Goiás Social, a primeira-dama, Gracinha Caiado comentou a importância das edições itinerantes nos municípios, bem como a relevância da rede de proteção social encampada pelo Governo do Estado. “Quando iniciamos este governo, Goiás vivia uma situação de abandono. Hoje, vemos um Estado que avançou em todas as regiões, com políticas públicas que chegam diretamente a quem mais precisa. O Goiás Social é sobre cuidado, respeito e responsabilidade com o dinheiro público, mas, acima de tudo, é sobre amor pelas pessoas”, destacou Gracinha Caiado, emocionada ao encerrar o ciclo anual do programa.

Serviços – O Goiás Social oferece atendimentos como vacinação, exames oftalmológicos, emissão de documentos e assistência jurídica, além de inscrições para cursos de qualificação profissional. Durante a ação, a população também pode acessar benefícios de programas estaduais, como Mães de Goiás, Dignidade, Goiás Por Elas, Aprendiz do Futuro e Goiás Mais Inclusivo. A programação inclui a entrega de 50 escrituras do programa Casas a Custo Zero.

A prefeita de Iporá, Maysa Cunha, agradeceu a presença da estrutura no município e destacou o alcance do trabalho estadual. “Muito obrigada por trazer o Goiás Social e por estarem aqui representando a política pública social e a força do Governo de Goiás”, afirmou.

Entre os moradores que buscaram os serviços, a doméstica Núbia Alves, 40 anos, esteve no local acompanhada da mãe, Jeneci Maria Alves, 59, e das filhas Iasmin, 3, e Isadora, 5. “É um trabalho que tem alcançado muitas vidas, muitas pessoas”, afirmou.

A doméstica Jéssica Ferreira da Silva, 29, foi ao Goiás Social com a filha Aylla, 3, e o esposo Sidney Silva, 27, que atua em serviços gerais. “É muito bom encontrar um tanto de exame oferecido num lugar só, sem custo para a gente. Nunca vi tantos benefícios num lugar só, igual hoje”, disse.