O Instituto Biapó e o Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc-Goiás) inicia o ano de 2026 com mais uma série dos Diálogos Musicais, iniciativa que visa promover o intercâmbio cultural e musical entre diferentes artistas e estilos, proporcionando ao público a oportunidade de vivenciar experiências únicas através da música, com curadoria de Andréa Luísa Teixeira.
As apresentações frequentes de músicos renomados permitem que amantes da música se programem para participar dessas celebrações, uma oportunidade valiosa para apreciar a riqueza da música brasileira e suas diversas influências, numa atmosfera que une arte, natureza e patrimônio histórico sob a luz da lua cheia.
Nesta primeira edição do ano, Chico Chagas, nascido em Rio Branco, Acre, e conhecido por suas habilidades no acordeon, piano e teclado, promete contagiar o público com melodias vibrantes, improvisações e uma sonoridade rica. Vindo de uma linhagem de acordeonistas, o músico autodidata também estudou vários instrumentos, incluindo violão, baixo, trompete, clarinete e saxofone.
Em novembro de 2023, ele esteve presente no Festival Diálogos Musicais, realizado no Cine Teatro São Joaquim e na sede do Instituto Biapó, e ministrou uma oficina artística de acordeon, uma proposta do próprio festival, que contribui para preservação e divulgação da cena musical local.
Sobre Chico Chagas – O músico é graduado pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), cursou gestão educacional e harmonia musical no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM Músicas) e técnicas de piano clássico. Aos 7 anos, já tocava acordeon, depois, dedicou-se ao piano. A reaproximação definitiva com o instrumento da infância se deu no ano 2000, tocando com com Cássia Eller.
O músico viveu na Europa, principalmente na França, Alemanha e Londres, estudou acordeon clássico com Romano Viazzani. Ao longo de sua carreira, colaborou com vários artistas renomados, como Milton Nascimento, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Também gravou composições com diversos músicos e dirigiu shows premiados, como Do Cóccix até o pescoço, com Elza Soares. Possui vários CDs lançados.
Reconhecido no Kaunas Jazz Festival em 2009 por sua performance, atuou como jurado em competições de prestígio e contribuiu para um álbum vencedor do Grammy em 2023. Atualmente, é mestrando pela UniRio (RJ), com foco nos estudos do acordeon popular brasileiro, e se dedica à pesquisa do acordeon jazz e suas diversas expressões por todo o Brasil, além de realizar apresentações em diferentes formatos.
Serenata – Encerrando a noite, a partir das 23h, acontece o tradicional Um Luar, Um Violão, Uma Serenata, sob curadoria de Marlene Vellasco. A concentração será no Largo do Rosário, de onde o público segue em caminhada pelo Centro Histórico da cidade de Goiás, Patrimônio Mundial, embalado por um repertório de canções clássicas.
Texto Armando Araújo – GO 554 JP
Instituto Biapó
Leave A Comment