O documentário brasileiro “Elis & Tom: Tinha que ser você” integra a programação do Cine Ferroviário, em Pires do Rio, nesta sexta-feira (30/1), às 19h, e no sábado (31), às 16h. A produção tem direção de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay. A entrada é gratuita, com classificação indicativa é de 12 anos.

Lançado em 2023, o filme retrata o encontro histórico entre Elis Regina e Tom Jobim durante a gravação do álbum Elis & Tom, em 1974, em Los Angeles, revelando os bastidores de uma parceria marcada por tensões, admiração mútua e genialidade musical, que resultou em uma das obras mais emblemáticas da música brasileira.

 cinema – Com a proposta de unir patrimônio histórico, arte e cultura, o Cine Ferroviário surgiu como parte essencial do processo de revitalização do Museu Ferroviário de Pires do Rio. O antigo auditório foi completamente transformado em uma moderna sala de cinema, criada para democratizar o acesso ao audiovisual goiano, nacional e internacional.

As sessões na sala são quinzenais, com mostras temáticas, oficinas e debates, o Cine Ferroviário já se consolida como uma nova referência cultural no interior de Goiás, oferecendo experiências cinematográficas que fortalecem a memória e a identidade da região.

Sinopse

Os bastidores e todos os dramas e tensões que cercaram as gravações do álbum “Elis & Tom” a ponto do projeto quase ser interrompido. No fim, no entanto, a força da música se sobrepõe e conduz Elis Regina, Tom Jobim e um grupo de jovens músicos talentosos à uma obra-prima. Uma viagem no tempo, com momentos de conflito e também de pura alegria, que revelam momentos íntimos do processo criativo e das personalidades dos artistas. O filme é também um emocionante reencontro do diretor com os artistas e o material por ele filmado há quase cinco décadas.

Programação

Elis & Tom: Tinha que ser você (2023, Brasil, 12 anos, 100 min, dir: Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay)

Sexta-feira – 30/01: 19h
Sábado – 31/01: 16h