A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove nesta sexta-feira (30) , o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito. Durante todo o dia, a PRF, juntamente com o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), vai submeter os motoristas em trânsito pelas rodovias federais de todo o país ao teste do etilômetro. A iniciativa tem abrangência nacional e objetiva reforçar a fiscalização, ampliar a conscientização e combater a condução de veículos sob efeito de álcool, um dos principais fatores de sinistros graves e fatais no trânsito.

Entre os principais aspectos das fiscalizações realizadas entre 2025 e 2026 está a política de tolerância zero ao consumo de álcool por condutores. Qualquer quantidade de álcool detectada no bafômetro pode gerar autuação, sendo considerada apenas a margem de erro técnica de 0,04 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

Na prática, resultados entre 0,05 mg/L e 0,33 mg/L configuram infração administrativa. Nesses casos, o motorista é autuado conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, com aplicação das penalidades da Lei Seca.

Quando o resultado do teste de alcoolemia é superior a 0,34 mg/L no etilômetro, ou quando agentes de trânsito constatam sinais de embriaguez — com dois ou mais indícios, como dificuldade de equilíbrio ou fala alterada — a conduta passa a ser enquadrada como crime de trânsito.

As operações também foram intensificadas nos últimos anos. Em 2025, por exemplo, foram registrados recordes de ações integradas em diversas regiões do país.