Goiânia recebe nesta sexta-feira, 30, o novo Terminal da Praça A um dos mais importantes do eixo estruturante do BRT Leste-Oeste com cinco ônibus biarticulados 100% e 16 ônibus elétricos articulados, além, do maior terminal de recarga de ônibus elétricos do país. As entregas começam às 9h, na sede da Metrobus, na Vila Regina, em Goiânia, com a inauguração do Eletroposto Oeste. Na sequência, as autoridades e a imprensa embarcam em um dos novos ônibus elétricos e percorrem o trajeto até o novo Terminal.
As ações integram o Projeto Nova RMTC de modernização da mobilidade urbana e sustentável, consolidando o sistema BRT goiano como o mais verde do Brasil. O Novo Praça A possui área três vezes maior e incorpora tecnologias avançadas de operação e segurança. As melhorias que está modernizando a estrutura fazem parte do Projeto Nova Anhanguera que está modernizando  uma estrutura por onde circulam diariamente  mais de 86 mil passageiros.

Ainda seguem em obras, os terminais do Dergo e Senador Canedo que devem ser  entregues ainda este ano. O BRT Leste-Oeste tem recebido novos ônibus de forma gradual. A previsão é que o sistema chegue a 130 veículos movidos a energia limpa e renovável, sendo 50 elétricos, 32 movidos a biometano e 48 com a tecnologia Euro VI, que obedece às normas regulatórias europeias para emissão de poluentes. Outra característica que garantirá mais eficiência ao transporte coletivo em Goiânia é o processo de metronização desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia. Com uso de inteligência artificial, o sistema ajusta os semáforos em tempo real para dar mais fluidez aos ônibus.