A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (CGPDC), alerta a população para a possibilidade de fortes chuvas neste final de semana na capital goiana. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça, o risco em potencial para tempestades isoladas é motivo de atenção redobrada para o Gabinete de Crise Climática, que mantém o plantão de 24h/dia para monitoramento das áreas de maior periculosidade. As chuvas poderão ultrapassar 60 mm/dia com rajadas de vento de mais de 50km /h.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o avanço de uma frente fria pela Região Sudeste do Brasil vai influenciar o aumento de nebulosidade e de condições favoráveis para pancadas de chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e de descargas elétricas.

“O nosso alerta é para que todos possam se organizar, principalmente, os órgãos públicos. Estamos na expectativa de volumes elevados de chuva e isso incorre em riscos, por isso, é importante, também, a população ficar atenta, evitar áreas de risco e de alagamentos, procurar lugares cobertos, seguros e mais altos”, diz o gerente do Cimehgo, André Amorim. Ele argumenta ainda que essas são dicas que devem provocar uma mudança de hábitos, porque esses fenômenos meteorológicos estão cada vez mais frequentes.

“Com atenção especial às áreas de risco e aos pontos de alagamentos, nós também reforçamos as principais orientações e cuidados que devem ser adotados pela população, que são evitar transitar durante as chuvas fortes e tempestades, não tentar atravessar vias alagadas, não estacionar ou parar veículos próximos à árvores e ficar atento aos alertas da Defesa Civil no celular”, explica Robledo, que enumera alguns locais já identificados como críticos: Marginal Botafogo, Rua 87 e avenidas C 107, Gercina Borges e Terceira Radial, além de áreas próximas a córregos.