Um projeto para levar internet a municípios brasileiros busca oferecer conexão à internet em banda larga satelital de forma gratuita ao cidadão, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. Os pontos de conexão Wi-Fi Brasil são instalados em locais sem oferta adequada de acesso à internet em banda larga.
As instalações priorizam postos de saúde, escolas e áreas mais remotas do país. Em comunidades ribeirinhas de Rondônia, o Wi-fi Brasil traz melhorias na comunicação e consulta médica à distância. O projeto impulsiona a economia dos pequenos agricultores, pescadores e extrativistas e mais qualidade no serviço dos profissionais da saúde.
“A internet trouxe muitas coisas boas no aspecto da saúde. Daqui de casa nos comunicamos com o médico. Recebemos nossa consulta, indicação de remédio, sem precisar pegar barco e longo trajeto”, explicou Francisco Chagas, aposentado e morador da comunidade Araçá.
A médica do posto de saúde de apoio ao Novo Engenho, em área rural de Porto Velho, Shyrlea Carvalho, conta que a internet ajudou toda a equipe a colocar em prática o prontuário eletrônico. Os dados e históricos dos pacientes não se perdem mais em fichas.
“Antes eu ficava com um monte de ficha acumulada após os expedientes e tinha que lançar tudo depois para nossos acervos. Às vezes nem conseguia. A demanda de pacientes é grande, como podem ver. Agora faço pela internet e temos mais produtividade”, detalhou a médica.
Na vida das ribeirinhas, o programa Wi-Fi Brasil, trouxe ainda progressos como compras pela internet sem necessidade de enfrentar longos dias entre barco e estadia nas cidades para comprar eletrodomésticos.
“Nossa missão é contribuir levando conectividade para quem mais precisa. A inclusão digital de todos os brasileiros permite acesso aos serviços públicos básicos, impulsiona economia local, eleva o aprendizado nas escolas e permite serviços essenciais, como a telemedicina para a população mais remota”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O programa Wi-Fi Brasil é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, em locais não atendidos por prestadora de serviço de internet.
Os locais de instalação devem ser providos de energia elétrica. Os pontos de conexão Wi-Fi Brasil Livre são instalados em locais sem oferta adequada de acesso à internet em banda larga.
Leave A Comment