Idosos e/ou portadores de deficiência que usam o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana contarão, a partir desta sexta-feira (14/2), com um novo serviço de atendimento. Moderno e inovador, o novo site Sitpass foi pensado para oferecer de forma intuitiva e fácilserviços como cadastro, bloqueio de cartões, solicitação de novas vias, processos administrativos e consulta de situação cadastral serão realizados de forma 100% digital para idosos e no caso de portadores de deficiência terão que comparecer à Loja Sitpass, apenas para realizarem a perícia médica.
A iniciativa permite a migração de diversos serviços presenciais para o ambiente digital, tornando o processo mais acessível e prático. Um dos principais pilares do novo atendimento é facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que elas consigam resolver as suas demandas sem a necessidade de deslocamento. O lançamento do novo sistema será realizado nesta sexta-feira (14/2), durante a inauguração da Estação Vila Morais do BRT Leste-Oeste, pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), às 9 horas.
O atendimento digital foi desenvolvido com um design moderno e que proporcione mais familiaridade dos idosos e portadores de deficiência com a plataforma, possibilitando até mesmo uma adaptação gradual dos usuários do transporte coletivo com a nova ferramenta. Com a implementação de landing pages direcionadas, os idosos e PCDs são orientados de forma clara ao serviço desejado. Além disso, uma interface prioriza a objetividade, com recursos como busca otimizada e personalizada de conteúdo, facilitando o acesso rápido às informações. A iniciativa é uma parceria entre o RedeMob Consórcio e a CMTC.
O idoso não precisará mais ir à loja Sitpass para fazer o cartão, deverá solicita-lo pelo site Sitpass e retira-lo em um dos 23 terminais de ônibus da RMTC de sua maior conveniência. Já o PCD que atualmente vai à loja Sitpass duas vezes, será necessário apenas um deslocamento para realização da perícia médica para sair com o cartão Sitpass em mãos.
Para o presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, a migração do atendimento de pessoas idosas e/ou com deficiência para o meio digital é um marco na história do transporte porque possibilita de forma empática e humana que esses usuários consigam atendimento personalizado sem sair de casa. “Com a crescente digitalização de serviços e produtos, é crucial que pessoas idosas não sejam deixadas para trás. A inclusão digital permite que eles tenham acesso a informações, serviços e benefícios que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis. Para nós é um marco importante porque estamos promovendo mais autonomia e independência para os idosos e pessoas com baixa mobilidade, e isso vai de encontro com a nossa proposta de entregar um transporte coletivo de qualidade”, explica.
Estação Vila Morais – O governo de Goiás entrega nesta sexta-feira (14/2), às 9 horas, a Estação Vila Morais do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). A plataforma de embarque e desembarque de passageiros passou por ampla reforma e agora oferece mais qualidade e segurança para quem utiliza diariamente o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. Ao todo 13 das 19 estações já foram entregues completamente revitalizadas, tendo recursos empregados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço de transporte público.
O projeto de reestruturação dos terminais e estações da Nova Anhanguera visa atender aproximadamente 150 mil pessoas que transitam pelo Eixo todos os dias. O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo Estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço. A iniciativa consiste na realização de obras de infraestrutura e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel, até o final de 2026.
Novo atendimento digital: Passo a Passo para Acesso aos Serviços no Site Sitpass
Cadastro Idoso
- Acesse o sitesitpass.com.br.
- Clique no menu “Para Você”.
- Escolha a opção “Gratuidades”.
- Selecione o produto “Idoso”.
- Informe seu CPF para acessar o Cadastro de Idoso.
- Preencha os dados solicitados e anexe os seguintes documentos:
o Cópia do RG;
o Cópia do CPF;
o Cópia do comprovante de endereço;
o Foto recente.
- Leia e aceite o Termo de Uso do Passe Livre.
- Após completar essa etapa, sua solicitação de cadastro será enviada.
- Acompanhe o andamento da solicitação diretamente pelo site. Quando o cartão estiver pronto, você será notificado e poderá agendar o atendimento para retirá-lo no local escolhido no momento do cadastro. (Loja Sitpass, Terminais de Integração da RMTC).
Cadastro Pessoa com Deficiência (PCD)
- Acesse o sitesitpass.com.br.
- Clique no menu “Para Você”.
- Escolha a opção “Gratuidades”.
- Selecione o produto “PCD”.
- Informe seu CPF para acessar o Cadastro de PCD.
- Preencha os dados solicitados e anexe os seguintes documentos:
o Cópia do RG;
o Cópia do CPF;
o Cópia do comprovante de endereço;
o Atestado médico com CID;
o Foto recente.
- Leia e aceite o Termo de Uso do Passe Livre.
- Após completar essa etapa, sua solicitação de cadastro será enviada.
- Acompanhe o andamento da solicitação diretamente pelo site. Após validação da documentação, você será notificado para agendar a perícia médica na Loja Sitpass. O cartão será entregue no mesmo dia da perícia.
Consulta Situação Cadastral
- Acesse o sitesitpass.com.br.
- Clique no menu “Para Você”.
- Escolha a opção “Gratuidades”.
- Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.
- Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.
- Após acessar, você terá informações sobre a sua situação cadastral, como:
o Status do cadastro (ativo ou vencido).
o Bloqueios existentes no cartão, caso haja.
Solicitação de Segunda Via do Cartão
- Acesse o sitesitpass.com.br.
- Clique no menu “Para Você”.
- Escolha a opção “Gratuidades”.
- Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.
- Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.
- No cadastro, escolha a opção “Solicitar 2ª Via do Cartão”.
- O sistema realizará o bloqueio do cartão atual e gerará um boleto no valor de R$ 43,00.
- Após o pagamento, o novo cartão será produzido em até 5 dias úteis.
- Você poderá acompanhar o andamento pelo site e, quando o cartão estiver pronto, agendar o atendimento para retirá-lo na Loja Sitpass.
Bloqueio de Cartão
- Acesse o sitesitpass.com.br.
- Clique no menu “Para Você”.
- Escolha a opção “Gratuidades”.
- Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.
- Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.
- No cadastro, escolha a opção “Bloquear Cartão”.
- O sistema realizará o bloqueio do cartão imediatamente.
Processo Administrativo
- Acesse o sitesitpass.com.br.
- Clique no menu “Para Você”.
- Escolha a opção “Gratuidades”.
- Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.
- Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.
- Se o cadastro estiver bloqueado, escolha a opção “Processo Administrativo”.
- Você terá informações detalhadas sobre o bloqueio, como:
o Motivo do bloqueio.
o Prazo e data prevista para liberação do cartão.
- Caso deseje, apresente uma justificativa para solicitar o desbloqueio do cartão.
- Acompanhe pelo site o status da análise da sua justificativa.
Extrato de Utilização
- Acesse o sitesitpass.com.br.
- Clique no menu “Para Você”.
- Escolha a opção “Gratuidades”.
- Selecione o produto PCD ou Idoso, de acordo com o seu caso.
- Informe o CPF e a data de nascimento para acessar o cadastro.
- Escolha a opção “Extrato de Utilização”.
- Informe o período desejado (data inicial e data final).
- Clique em “Gerar Extrato Utilização”.
- O extrato do uso do cartão no período solicitado será exibido.
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