Maior palco do futebol goiano e um dos maiores do Brasil, o Estádio Serra Dourada completou 50 anos neste domingo, 9. A arena esportiva foi inaugurada em 9 de março de 1975. A data será comemorada a partir da noite desta segunda-feira, 10, a partir das 18 horas tendo como atração final um jogo com ex-jogadores que marcaram o futebol c goiano. Será lançado um fotolivro sobre a história da construção do estádio idealizado pelo Governo de Goiás e a Universidade Federal. A noite segue com várias homenagens a cidadão que fazem parte da história do estádio.
O Serra Dourada, que até hoje mantém seus traços originais, foi projetado por Paulo Mendes da Rocha, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker de 2006. Está localizado entre o Setor Sul e o Jardim Goiás, e possui amplo estacionamento para carros, com uma capacidade estimada de 10 mil vagas. A área do estádio é cercada por importantes vias de trânsito, como a rodovia BR-153 e a avenida Fued José Sebba.
A gestão do Complexo Serra Dourada de agora é formada por uma parceria entre os setores público e privado. A concessão, definida em concorrência pública em 4 de fevereiro deste ano, em São Paulo, prevê investimento obrigatório mínimo de R$ 215 milhões por parte da nova gestora no complexo estadual. Esse novo capítulo da história desse ícone esportivo de Goiás só foi possível devido a uma iniciativa legislativa aprovada pela Alego em 2024.
O grupo Construcap não teve concorrentes na disputa e apresentou a única proposta do leilão, com o lance mínimo de R$ 10 milhões. O grupo também administra o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e o Parque Ibirapuera, em São Paulo. A construtora assume a gestão do complexo a partir do segundo semestre deste ano, com o contrato válido por 35 anos.
Leave A Comment